entrevista_al_circle_materia

Portal Al Circle lança revista eletrônica com a participação da ABAL

Edição sobre a vitalidade da indústria do alumínio nas Américas conta com a contribuição exclusiva da associação. Destacam-se iniciativas para impulsionar a sustentabilidade e o crescimento no setor

A empresa Al Circle divulgou o lançamento da 19ª edição da sua revista eletrônica voltada para a indústria do alumínio. A publicação aponta o alumínio como o “metal do futuro”, ressaltando sua versatilidade, resistência e notável reciclabilidade, características que o consolidam como componente fundamental em diversas indústrias cruciais e produtos contemporâneos. A Al Circle opera como um ecossistema virtual que integra a cadeia global do alumínio, oferecendo informações diárias sobre o setor.

Diversas empresas brasileiras participaram dessa edição, com destaque especial para a entrevista exclusiva com Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), que compartilhou as iniciativas da associação, enfatizando a busca de um ambiente de negócios reconhecedor da importância estratégica da indústria do alumínio no mercado brasileiro.

Foco nas Américas

Intitulada A Indústria do Alumínio: Foco nas Américas, a edição da revista explora a situação da indústria nos países dessa região, destacando os principais players, inovações, desafios e esforços de sustentabilidade que impulsionam o setor em constante expansão.

Os países americanos possuem recursos abundantes e uma base industrial robusta. Por esse motivo, são considerados o epicentro dessa indústria. A revista analisa as perspectivas e os desafios enfrentados pelo setor na região, realçando seu papel fundamental na promoção de um futuro mais verde e sustentável.

Ao longo das décadas, tais países têm liderado a produção de alumínio, como Estados Unidos, Canadá e Brasil, estabelecendo padrões globais e impulsionando a inovação. A experiência enraizada na região resultou em uma indústria do alumínio próspera e contribuiu significativamente para as economias locais e nacionais, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento.

A revista destaca ainda a crescente importância da sustentabilidade na indústria do alumínio, enfatizando o papel único dos países americanos nesse esforço. Com a reciclabilidade e as propriedades leves desse metal, a região está gradualmente liderando a transição para um futuro mais sustentável, abrangendo desde automóveis leves até construções energeticamente eficientes.

A publicação é apresentada como um recurso valioso para diversos profissionais, desde engenheiros e fabricantes até políticos e defensores ambientais. O objetivo é enfrentar os desafios e encontrar soluções que moldarão um futuro mais brilhante para o alumínio e para o planeta como um todo.

Participação da ABAL 

A  ABAL tem se envolvido em diversas iniciativas para promover o crescimento sustentável da indústria do alumínio no Brasil e nas Américas. Em entrevista à revista da Al Circle, Janaina Donas menciona diversas movimentos, incluindo contribuições para superar barreiras no ambiente de negócios brasileiro e na participação em redes colaborativas.

“Entre essas iniciativas, destacamos nossas participação em discussões para aprimorar os marcos regulatórios, contribuindo para o Projeto de Redução de Custos Brasil. A ABAL também integra a rede colaborativa Made in Brasil Ilimitado (MiBI), visando a aumentar a produtividade e a competitividade no setor automotivo, considerando a redução de emissões”, afirma Janaina.

A associação elaborou estudos sobre o impacto do mercado de carbono na indústria brasileira de alumínio, contribuindo para discussões regulatórias e negociações governamentais. Além disso, a ABAL participa do Conselho de Desenvolvimento Industrial e busca direcionar uma nova política industrial brasileira, com foco na expansão da capacidade produtiva e na adoção de insumos sustentáveis.

Outros assuntos que Janaina destacou foram as dinâmicas comerciais e as tendências de mercado nos países americanos, que foram impactados pela escalada das tensões no cenário geopolítico internacional. Isso gerou preocupações sobre os riscos de interrupção nas cadeias de suprimentos, levando governos a adotar políticas para garantir acesso a materiais críticos e reduzir a dependência de importações.

“Diante desse cenário, algumas jurisdições implementaram instrumentos como fortalecimento de mecanismos de defesa comercial, imposição de barreiras comerciais associadas à soberania nacional e ajustes vinculados a questões ambientais. A ABAL sugere estratégias aos seus membros para compreender os impactos e as oportunidades desse contexto global, além de buscar colaboração com o governo brasileiro na definição de um novo modelo de industrialização. O objetivo é aproveitar as vantagens competitivas do País e reposicioná-lo na cadeia global, promovendo o crescimento sustentável da indústria do alumínio.”

Por fim, a líder da ABAL enfatizou que o Brasil conquistou a posição pioneira ao alcançar uma taxa de reciclagem de 100% para latas de alumínio, com as taxas de reciclagem do metal figurando entre as mais altas globalmente. Como exemplo, em 2022, 59,3% do total de produtos de alumínio consumidos no País provieram da reciclagem, totalizando 905 mil t.

Confira a entrevista completa em: https://www.alcircle.com/interview/detail/101860/abal-has-been-engaged-in-a-series-of-discussions-aiming-to-improve-regulatory-frameworks-to-enable-the-creation-of-a-business-environment-that-recogn

Outras empresas

Além da ABAL, empresas que atuam no mercado de alumínio no Brasil participaram dessa edição da revista da Al Circle. Entre elas, a americana Alcoa que está no Brasil desde 1965. Renato Bacchi, vice-presidente-executivo e CCO da empresa, destacou na entrevista a forte atuação da empresa na sustentabilidade, revelando a ambição de atingir zero emissão líquida de gases de efeito estufa em todas as suas operações globais até 2050.

Já na entrevista com Michael P. Looby, diretor de Vendas da também americana Inductotherm Group, que de igual modo atua no Brasil desde 1972, o executivo apontou os setenta anos de história da empresa, com marcos notáveis, como a venda da primeira fonte de alimentação VIP de fusão em lote em 1967 e o desenvolvimento do sistema Acutrak em 2003.

Imagens: Portal Al Circle

Veja também:

Milão Cortina 2026 revela tochas sustentáveis de alumínio

As tochas Olímpica e Paraolímpica dos Jogos de Inverno de 2026, o Milão Cortina 2026, a serem realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo, foram oficialmente apresentadas ao público em abril. Com design moderno e estrutura produzida com alumínio reciclado, os objetos simbolizam o compromisso dos jogos com a sustentabilidade e a inovação.

Empresa americana lança campervans revestidas de alumínio

A Alumivan, fabricante de campervans com sede no Arizona, Estados Unidos, apresentou a Reverie 136″ e a Reverie 159″, seus novos modelos revestidos de alumínio. Apostando na inovação em um mercado em que a madeira é o material tradicional, a empresa escolheu o alumínio como principal matéria-prima, apontando a durabilidade e a preservação da aparência

Alumínio sustentável abre caminho para o Selo Verde Brasil

A Secretaria de Economia do Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou, em abril, que as chapas laminadas de alumínio serão um dos produtos a integrar a fase de testes do programa Selo Verde Brasil.  O material foi selecionado devido à utilização de sucata em seu processo

Rolar para cima
Rolar para cima