Simpósio de Inovação e Produtividade-1024x500

Alcoa realiza Simpósio de Inovação e Produtividade em Poços de Caldas (MG)

Evento destaca melhores projetos de 2022 e sugestões de colaboradores

Em abril, a Alcoa organizou o Simpósio de Inovação e Produtividade, em Poços de Caldas (MG), para a apresentação de seis projetos, nove painéis e as 10 sugestões mais criativas da área operacional de sua fábrica na região.

“Nossa planta é composta por pessoas empreendedoras, que continuam construindo nossa história com sucesso graças à criatividade, inovação e engajamento, desafiando processos e sistemas, buscando sempre ganhos de qualidade e performance e colocando a segurança em primeiro lugar”, afirma Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa.

O evento premiou os três melhores projetos e a melhor sugestão dos colaboradores:

1º lugar – Redimensionamento dos bocais dos tanques de flash de 22Ibs”. Aumentou o tempo médio entre as falhas do equipamento em 1.000%. Além de ampliar a estabilidade do processo e a segurança dos operadores, garantiu expressiva redução de custo de manutenção.

2º lugar – Performance energia de Bayer. Teve grande impacto em sustentabilidade, com redução da emissão de CO2 para a produção de vapor com o religamento de caldeiras elétricas, além de importantes ganhos financeiros para a refinaria devido à melhoria da eficiência energética do Processo Bayer.

3º lugar – Kaizen da moagem. Gerou 34 ideias que impactaram em significativo ganho financeiro, facilidade no processo de limpeza e aumento da produção em cerca de 40%, com custo zero.

Sugestão premiada – Reposicionamento do hidrômetro de osmose. Facilitou e melhorou a qualidade de leitura para acompanhamento no tratamento de água por osmose.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima