01-1024x500

CBA vende unidade em Goiás para seguir focada no setor do alumínio

A unidade de mineração da Companhia Níquel Tocantins, controlada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em Niquelândia (GO), foi comprada pela Wave Nickel Brasil. Estima-se que as cifras da negociação giraram em torno de R$ 20 milhões, o que garante aos novos proprietários o controle da mina de níquel, da planta de processamento e de toda a  estrutura operacional.

Em comunicado, a CBA afirma que a venda vai ao encontro da estratégia da empresa em manter o foco no processamento e na reciclagem do alumínio. Ainda de acordo com o comunicado, em caso de retomada da produção pela Wave Nickel Brasil em Niquelândia, a CBA receberá ainda 3% de royalties sobre a receita operacional líquida da empresa, limitados a US$ 10 milhões ao ano.

A Wave Nickel é uma empresa global de tecnologia focada no processamento sustentável de níquel por meio de uma rota industrial disruptiva. A companhia é controlada pela New Wave, holding global de tecnologia sediada em Luxemburgo e ligada no desenvolvimento de inovações sustentáveis para o setor minero-siderúrgico.

A ideia da empresa luxemburguesa com a mais nova aquisição é implementar no mercado brasileiro uma tecnologia disruptiva que utiliza micro-ondas para a separação dos minerais, eliminando a necessidade de barragens, uma vez que os poucos resíduos inertes podem ser empilhados a seco.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Rolar para cima
Rolar para cima