airbus_materia

Helicóptero experimental da Airbus usa fuselagem de alumínio

O DisruptiveLab foi criado para ajudar a desenvolver e testar novas tecnologias sustentáveis para esse tipo de aeronave

Em seu encontro de cúpula anual, realizado no final de novembro, a Airbus revelou o DisruptiveLab, modelo experimental de helicóptero criado especialmente para avaliar e desenvolver novas tecnologias voltadas para a melhoria da eficiência e redução das emissões desse tipo de aeronave. 

O DisruptiveLab vai testar uma nova arquitetura sustentável que usa fuselagem de alumínio combinada com compósitos e possui design voltado para a redução do arrasto aerodinâmico. O principal objetivo é a redução no consumo de combustível e das emissões de gases formadores do efeito estufa.

Seu conceito foi criado pela Airbus Helicopters a partir do zero, ou seja, isso significa que não é baseado em nenhum outro modelo já existente. Além do desenvolvimento da nova fuselagem, ele também será peça-chave no projeto de propulsão híbrida que a Airbus está desenvolvendo. 

O sistema híbrido do DisruptiveLab é do tipo paralelo. Ou seja, tanto o motor à combustão como a unidade elétrica podem impulsionar a aeronave de forma independente. Além disso, o sistema permite recarga da bateria durante o voo. 

“O DisruptiveLab é mais um passo na estratégia da Airbus Helicopters para reduzir o impacto ambiental de seus produtos e liderar o caminho para uma indústria aeroespacial sustentável. A arquitetura inovadora e o sistema de propulsão híbrido, totalmente paralelo, só poderiam ser testados com este novo conceito. O impacto combinado na redução de CO2 pode chegar a 50%”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

De acordo com a Airbus, o DisruptiveLab fará o seu voo inaugural ainda em dezembro de 2022. Ele conta também com sistema de pás integradas ao rotor, design mais compacto e que oferece menor arrasto. Além de mais eficiência energética, o sistema também promete reduzir o nível de ruído emitido pelo helicóptero. 

O projeto é parcialmente financiado pelo governo francês, por meio da Autoridade de Aviação Civil Francesa, uma vez que faz parte do roadmap de projetos de desenvolvimento tecnológico do Conselho Francês de Pesquisa em Aviação Civil (CORAC). O DisruptiveLab ainda conta com apoio do plano Next Generation EU, da União Europeia, e do plano nacional francês France 2030.

Foto: Divulgação Airbus

Veja também:

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

CBA investe R$ 500 milhões em sistema de tratamento de resíduos com disposição a seco

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) deu um passo significativo rumo à sustentabilidade ambiental com o lançamento, em abril, do seu novo sistema de tratamento de resíduos. Em visita guiada pela refinaria da empresa, localizada em Alumínio (SP), a repórter Juliana Klein, do portal Revista Alumínio, teve a oportunidade de explorar as inovações implementadas e

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Rolar para cima
Rolar para cima