Alcoa_Locomotiva Verde_materia

Apoiado pela Alcoa Foundation, Projeto Locomotiva Verde compensa emissões de carbono em ferrovia paraense

Impacto causado pelo transporte de bauxita é neutralizado pelo plantio de mudas nativas

Implementado em 2015, em Juruti, no oeste do Pará, o Projeto Locomotiva Verde, visa a compensar as emissões de CO2 do sistema ferroviário por meio do reflorestamento.

A ação conta com o apoio da Alcoa Foundation em parceria com o American Forest e o Instituto Vitória Régia, além da participação de comunitários.

O impacto causado pela operação da locomotiva que transporta o minério de bauxita da mina da Alcoa Juruti para o porto, em um trajeto de 55 km, é neutralizado pelo plantio de mudas nativas.

Em mais de 7 anos, foram plantadas 40 mil mudas de árvores em 24 ha distribuídos em seis comunidades. Ao longo de 20 anos, as mudas devem compensar 1.600 t de CO2 emitidas pela locomotiva.

A o projeto é executado em três etapas, segundo Kaio Coutinho, coordenador do projeto e supervisor de Operação e Manutenção da Ferrovia da Alcoa Juruti:

  • Elaboração de um inventário para quantificar o CO2 emitido pela operação da ferrovia;
  • Definição da quantidade e das espécies que serão plantadas para realizar a compensação;
  • Escolha das áreas a serem contempladas.

“Estamos dialogando e envolvendo a comunidade. Seja na educação ambiental, falando a respeito do progresso sustentável que a Alcoa tem em parceria com a comunidade, seja por meio do ensino e capacitação técnica para produção de mudas. Com isso, a empresa também atende o desejo da comunidade de recuperar essas áreas com espécies que tenham valor comercial, como frutas e essências. É um projeto que visa à evolução sustentável”, afirma o coordenador.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

Rolar para cima
Rolar para cima