alcoa_filtro_prensa_materia

Alcoa inaugura Filtro Prensa em Minas Gerais

Obra muda o sistema de disposição de resíduo de bauxita de líquido para seco

No dia 18 de novembro, a Alcoa inaugurou a planta de filtração na unidade de Poços de Caldas (MG). Com isso, muda-se a tecnologia de disposição de resíduo de bauxita. Além da inovação, a obra deve colaborar com a redução das emissões de carbono.

Na prática, o resíduo líquido bombeado para o filtro é compactado por meio de placas filtrantes que retiram 70% da umidade. O material seco, com umidade semelhante à do solo, é compactado em área de disposição e a água será direcionada de volta ao processo produtivo, por meio de um circuito fechado.

“Esse projeto garante a continuidade das nossas operações, atende as exigências da companhia em relação à disposição de resíduos e à Legislação Estadual de Segurança de Barragens, e nos permite continuar avançando de forma sustentável, reinventando a indústria do alumínio e transformando potencial em progresso verdadeiro”, explica Fabio Martins, diretor de Operações da unidade mineira.

Poços de Caldas é a 1ª planta da Alcoa no Brasil e a 3ª no mundo a introduzir essa tecnologia – as duas primeiras estão na Austrália.

“O Filtro Prensa é fruto de mais de sete anos de estudos e marca uma nova fase. Foram mais de 800 mil horas trabalhadas sem incidentes com afastamento. Cumprimos o prazo e os custos predefinidos e, desde 24 de agosto, 100% da lama da refinaria está sendo processada, gerando o resíduo seco.”

A obra de execução do projeto durou cerca de 15 meses e gerou mais de 500 empregos indiretos no pico. Cerca de 20 profissionais foram contratados para trabalhar diretamente na operação.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Rolar para cima
Rolar para cima