Agentes da Cidadania_materia

Com parceria da CBA, Agentes da Cidadania inicia novo ciclo de ações em SP e MG

Iniciativa tem foco no desenvolvimento de lideranças políticas jovens

O projeto Agentes da Cidadania – que estimula a participação dos jovens brasileiros na educação política e no desenvolvimento social de suas comunidades – retomou as atividades em Sorocaba, no estado de São Paulo, e nos municípios de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata Mineira.

A iniciativa contempla o Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). A execução fica por conta do Instituto de Governo Aberto e do Instituto Cidade Democrática.

Em 2022, foram selecionados 30 jovens, de 16 a 29 anos, em cada estado, para atuar de junho a dezembro deste ano como voluntários, os chamados agentes da cidadania.

Segundo Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, o apoio à essa realização vai ao encontro do compromisso da companhia em relação a investimento em ações sociais.

“Esse projeto é uma importante frente de atuação que promove o empoderamento dos jovens por meio da educação em cidadania, estimulando-os no apoio às gestões públicas municipais da região e conscientizando-os quanto aos seus deveres e direitos”, ressalta.

“Queremos estimular esses jovens para que sejam multiplicadores e agentes do fortalecimento dos laços comunitários, bem como incentivá-los a pensar e trabalhar questões locais”, acrescenta Leandro Faria, gerente-geral de Sustentabilidade da CBA. 

Ao longo da ação, os selecionados vão participar de atividades online e oficinas formativas aos finais de semana, com o objetivo de compartilhar os aprendizados com as suas comunidades. As oficinas contemplam rodas de debate e jogos interativos com temática de participação social, cidadania, representatividade, identidade e juventude política.

Os participantes também vão utilizar e divulgar um aplicativo de consulta pública para outros agentes e cidadãos, no qual conseguem analisar problemas da cidade e desejos de mudança das comunidades locais, a fim de desenvolver ações com apoio e monitoramento de especialistas. 

Foto: Divulgação

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

Rolar para cima
Rolar para cima