Sustainable living environmentalist hand holding green earth

CBA vence Prêmio ECO Amcham com projeto de caldeira a biomassa

Iniciativa já contribuiu com redução de 63,6% das emissões de gases de efeito estufa da empresa

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) ganhou o Prêmio ECO Amcham Brasil 2022, na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria ‘Processos para Grandes Empresas’, com o projeto de implementação da caldeira a biomassa na refinaria de alumina (óxido de alumínio), localizada na cidade de Alumínio (SP).

Com investimento de cerca de US$ 30 milhões e parceria da ComBio Energia, a iniciativa realizada em 2020 tem como objetivo a substituição de seis caldeiras movidas a óleo ou gás natural por uma Unidade de Produção de Vapor (UPV), alimentada por cavacos de madeira de eucalipto obtidos de áreas de reflorestamento.

A mudança já contribuiu com redução de 63,6% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por t de alumina nessa etapa de produção, com a mudança de 0,55 tCO2e/t alumina em 2019 para 0,20 tCO2e/t no ano de 2021. O resultado está bem abaixo da média da indústria global, na ordem de 1,21 tCO2e/t alumina. 

“Até o fim de 2021, evitamos o consumo de 165 milhões de m³ de gás natural, o correspondente à emissão de 342 mil t de CO2e, considerando os ganhos desde o início da operação da caldeira. Esse montante equivale à captura de carbono de cerca de 1.300 ha de Mata Atlântica em um período de 30 anos após o plantio”, afirma Leandro Faria, gerente-geral de Sustentabilidade da CBA.

Criado em 1982, o Prêmio ECO Amcham é um reconhecimento a iniciativas empresariais que adotam práticas responsáveis em seu negócio.

Foto: Freepik

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima