Laboratório Químico CBA ZM 3

Laboratórios da CBA são referência em pesquisa mineral e monitoramento ambiental

Instalações na Zona da Mata Mineira contam com sistema de gestão da qualidade

Os laboratórios da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em Miraí (MG), visam à confiabilidade da pesquisa mineral, controle de qualidade da produção de bauxita e eficácia do monitoramento ambiental nas áreas de operação e influência.

Em 2021, o laboratório químico da empresa analisou 25 mil amostras da pesquisa mineral e duas mil referentes ao controle de qualidade do processo produtivo. O banco de dados gerou uma modelagem tridimensional dos corpos de minério, a fim de certificar a qualidade e a confiabilidade do recurso mineral.

Em complemento, a CBA possui o laboratório de análises ambientais, com foco na qualidade e na excelência do monitoramento hídrico das unidades da Zona da Mata Mineira. O acompanhamento contempla 150 pontos na região com realização de coleta e análises físicas, químicas e microbiológicas.

Ambas as instalações contam com sistema de gestão da qualidade baseado na NBR ISO/IEC 17.025:2017, e possui um escopo de 58 análises certificadas por meio da Rede Metrológica de Minas Gerais.

Segundo Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da CBA na região, dispor desse nível de estrutura laboratorial, atípica em uma mineração, é um grande diferencial da companhia.

“Com essa certificação, a CBA reafirma seu compromisso com a melhoria contínua e a busca pela excelência nos processos ambientais e minerários”, afirma o executivo.

Foto: Divulgação

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Rolar para cima
Rolar para cima