Jun 16th 2020 : A woman holding and using Apple New Ipad Pro 2020 tablet pc with Apple MacBook Pro laptop computer on wooden table , Chiang mai Thailand

Artigo revela como a Apple fez o mundo se apaixonar pelo alumínio

Metal vira sinônimo de qualidade na indústria de bens de consumo

A evolução dos computadores a partir da década de 1990 até a fabricação dos portáteis e o incremento do uso de alumínio pela Apple e sua influência no mundo: este é o mote de um artigo publicado na MacMagazine, de autoria de Marcos Daniel Vozer Felisberto – cientista de materiais e especialista em nanotecnologia com foco em grafeno. Leia na íntegra aqui.

Segundo o especialista, depois de inovar com o plástico branco e o titânio, a Apple começou a usar o alumínio no PowerBook G4 de 12″, em 2003, e rapidamente o metal passou a figurar em toda a linha de produtos.

Entre as vantagens, o alumínio é mais leve e barato do que o titânio, além de ser infinitamente reciclado. Além disso, o metal pode ser colorido por meio do processo de anodização, uma opção mais resistente e duradoura do que a pintura tradicional.

Hoje, as grandes fabricantes de computadores têm ao menos uma linha de produtos com aplicação de alumínio. A Apple não fez a demanda pelo metal crescer em escala global, mas foi a principal responsável por tornar o alumínio um sinônimo de qualidade na indústria de bens de consumo.

De acordo com a publicação, a substituição do plástico por alumínio apresentou desafios do ponto de vista de engenharia. Um deles foi produzir furos de dimensões microscópicas no metal e de grande qualidade, como os produzidos nos MacBooks.

Em 2008, a Apple apresentou sua nova linha de portáteis, com o lançamento dos MacBooks Pro unibody. No processo de produção, o notebook é construído a partir de uma peça única de alumínio. Comparado a seus predecessores, o equipamento é mais rígido e ao mesmo tempo mais leve, já que contém menos partes em sua fabricação.

Meio ambiente

De acordo com o artigo, a reciclagem do alumínio foi a grande responsável por fazer a Apple se tornar uma empresa cada vez mais verde e ambientalmente amigável. Em 2021, 59% de todo o alumínio utilizado nos produtos da companhia veio da reciclagem.

Nova empresa

A publicação também aborda a formação e evolução dos trabalhos da Elysis, joint venture entre Alcoa e Rio Tinto, que produz alumínio por um novo processo que substitui o carbono dos eletrodos por um material inerte, fazendo com que, em vez de gás carbônico, seja liberado oxigênio na atmosfera.

A iniciativa conta com o apoio e investimento da Apple e do governo canadense.

 Com informações do MacMagazine

Foto: Farknot Architect/AdobeStock.com

 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima