Jun 16th 2020 : A woman holding and using Apple New Ipad Pro 2020 tablet pc with Apple MacBook Pro laptop computer on wooden table , Chiang mai Thailand

Artigo revela como a Apple fez o mundo se apaixonar pelo alumínio

Metal vira sinônimo de qualidade na indústria de bens de consumo

A evolução dos computadores a partir da década de 1990 até a fabricação dos portáteis e o incremento do uso de alumínio pela Apple e sua influência no mundo: este é o mote de um artigo publicado na MacMagazine, de autoria de Marcos Daniel Vozer Felisberto – cientista de materiais e especialista em nanotecnologia com foco em grafeno. Leia na íntegra aqui.

Segundo o especialista, depois de inovar com o plástico branco e o titânio, a Apple começou a usar o alumínio no PowerBook G4 de 12″, em 2003, e rapidamente o metal passou a figurar em toda a linha de produtos.

Entre as vantagens, o alumínio é mais leve e barato do que o titânio, além de ser infinitamente reciclado. Além disso, o metal pode ser colorido por meio do processo de anodização, uma opção mais resistente e duradoura do que a pintura tradicional.

Hoje, as grandes fabricantes de computadores têm ao menos uma linha de produtos com aplicação de alumínio. A Apple não fez a demanda pelo metal crescer em escala global, mas foi a principal responsável por tornar o alumínio um sinônimo de qualidade na indústria de bens de consumo.

De acordo com a publicação, a substituição do plástico por alumínio apresentou desafios do ponto de vista de engenharia. Um deles foi produzir furos de dimensões microscópicas no metal e de grande qualidade, como os produzidos nos MacBooks.

Em 2008, a Apple apresentou sua nova linha de portáteis, com o lançamento dos MacBooks Pro unibody. No processo de produção, o notebook é construído a partir de uma peça única de alumínio. Comparado a seus predecessores, o equipamento é mais rígido e ao mesmo tempo mais leve, já que contém menos partes em sua fabricação.

Meio ambiente

De acordo com o artigo, a reciclagem do alumínio foi a grande responsável por fazer a Apple se tornar uma empresa cada vez mais verde e ambientalmente amigável. Em 2021, 59% de todo o alumínio utilizado nos produtos da companhia veio da reciclagem.

Nova empresa

A publicação também aborda a formação e evolução dos trabalhos da Elysis, joint venture entre Alcoa e Rio Tinto, que produz alumínio por um novo processo que substitui o carbono dos eletrodos por um material inerte, fazendo com que, em vez de gás carbônico, seja liberado oxigênio na atmosfera.

A iniciativa conta com o apoio e investimento da Apple e do governo canadense.

 Com informações do MacMagazine

Foto: Farknot Architect/AdobeStock.com

 

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Rolar para cima
Rolar para cima