luz-maravilha-linha-vermelha-credito-fabio-motta-19-2048x1303

Empresa de iluminação substitui cabos de cobre por alumínio no Rio de Janeiro

Metal tem menor custo, extrema leveza e facilidade de manutenção

A Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz) anunciou que substituirá oito mil quilômetros de cabos de cobre por alumínio na Linha Vermelha, no Rio de Janeiro, para reduzir os atos de vandalismo.

O projeto da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública – que inclui a empresa SmartLuz – busca soluções como a instalação de materiais com menor valor comercial. Hoje, o metro do cabo de cobre pode custar até quatro vezes mais do que o de alumínio.

No primeiro semestre, os gastos provocados pelos furtos na cidade mais que dobraram. O prejuízo saltou de R$ 250 mil em maio para R$ 504 mil em junho, só com reparos de 29 mil metros de cabos e 111 luminárias de LED roubadas do sistema.

Inúmeras vantagens
Além do menor custo, o alumínio apresenta outras características que o tornam ideal para o setor de cabos nas áreas de distribuição e transmissão de energia pelo país.

Em seu estado puro, o metal tem condutividade elétrica de 62%, segundo o International Annealed Copper Standard (IACS). Mesmo inferior em relação ao cobre (100%), esse índice se soma a extrema leveza e facilidade de montagem e manutenção que proporciona aos sistemas.

Os cabos de alumínio ajudam a reduzir, por exemplo, o número de torres de transmissão instaladas, pois percorrem longas distâncias devido ao baixo peso.

Outro diferencial é a sustentabilidade, já que desde a etapa da mineração de bauxita são usados métodos modernos que incluem o reflorestamento das áreas logo após a extração. O metal também é infinitamente reciclável.

Imagem de abertura: Fábio Motta /Prefeitura do Rio de Janeiro

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima