10982096944_ac4ebc1dd8_c

Unesp desenvolve método pioneiro para extração de alumínio da bauxita

Técnica utiliza fungos e melaço de cana, opções mais baratas e menos agressivas ao meio ambiente

Uma reportagem publicada no Portal G1 apresenta um processo alternativo para a extração de alumínio do minério de bauxita, criado por pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Na prática, o método utiliza fungos abundantes na natureza, como o Aspergillus niger, cultivados em laboratório para a produção de esporos, que são colocados em contato com o melaço da cana-de-açúcar.

Esse melaço, por sua vez, estimula o metabolismo dos fungos a produzir ácidos orgânicos usados para extrair o alumínio da bauxita. Em ensaios, foi possível recuperar até 91% do metal presente em amostras de rocha moída.

“Mesmo em pequena escala, conseguimos obter um grande resultado com essa abordagem. É um passo importante”, afirma Denise Bevilaqua, professora e vice-diretora do Instituto de Química à reportagem.

De baixo custo, a técnica é considerada mais sustentável em relação ao método convencional de extração de alumínio, em que a rocha é separada da terra, moída, peneirada e dissolvida em soda cáustica. O pó resultante vai para um forno quente, onde recebe correntes elétricas que separam o metal da mistura.

Com informações do Portal G1 São Carlos e Araraquara

Foto: João Ramid/Hydro

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima