10982096944_ac4ebc1dd8_c

Unesp desenvolve método pioneiro para extração de alumínio da bauxita

Técnica utiliza fungos e melaço de cana, opções mais baratas e menos agressivas ao meio ambiente

Uma reportagem publicada no Portal G1 apresenta um processo alternativo para a extração de alumínio do minério de bauxita, criado por pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Na prática, o método utiliza fungos abundantes na natureza, como o Aspergillus niger, cultivados em laboratório para a produção de esporos, que são colocados em contato com o melaço da cana-de-açúcar.

Esse melaço, por sua vez, estimula o metabolismo dos fungos a produzir ácidos orgânicos usados para extrair o alumínio da bauxita. Em ensaios, foi possível recuperar até 91% do metal presente em amostras de rocha moída.

“Mesmo em pequena escala, conseguimos obter um grande resultado com essa abordagem. É um passo importante”, afirma Denise Bevilaqua, professora e vice-diretora do Instituto de Química à reportagem.

De baixo custo, a técnica é considerada mais sustentável em relação ao método convencional de extração de alumínio, em que a rocha é separada da terra, moída, peneirada e dissolvida em soda cáustica. O pó resultante vai para um forno quente, onde recebe correntes elétricas que separam o metal da mistura.

Com informações do Portal G1 São Carlos e Araraquara

Foto: João Ramid/Hydro

Veja também:

Expo Revestir 2024: alumínio é destaque por minimalismo e sustentabilidade

A Expo Revestir, uma das principais feiras de negócios que apresentam materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construção, foi realizada de 19 a 22 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. Organizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), essa foi

A versatilidade do alumínio: inovações e aplicações na indústria médica

O alumínio, elemento essencial nos bastidores da indústria médica, desempenha múltiplos papéis que aprimoram a eficácia de remédios e a fabricação de equipamentos de alta tecnologia. Um exemplo é a produção de medicamentos que contêm hidróxido de alumínio, bem como vacinas, em que sua presença, em doses entre 0,3 e 1,5 mg por aplicação, não representa

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima