RefloraCBA_Plantio Miraí_Christian, Leandro, Vaguinei, Cícero_09062022

CBA planta cerca de 500 mudas de espécies nativas em Minas Gerais

Ação integra o projeto Reflora que tem como objetivo a recuperação de ecossistemas

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) plantou cerca de 500 mudas de espécies nativas em Miraí, na Zona da Mata mineira. A iniciativa faz parte do Reflora, projeto voltado para pequenos produtores rurais interessados em realizar o reflorestamento de áreas degradadas.

“A forte atuação socioambiental da CBA propicia o ambiente para o nascimento de iniciativas inovadoras como essa, que vão além da nossa responsabilidade legal e que se conectam com parcerias valiosas, com destaque para a atuação conjunta com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) nos continuados trabalhos de restauração florestal”, destaca Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da Zona da Mata.

Essa é mais uma ação voltada para o desenvolvimento das comunidades, conectando o negócio, a academia, o poder público e os proprietários rurais.

“Sabemos que nossas ações podem gerar resultados positivos com transformações que vão além do nosso setor. Queremos desenvolver as comunidades em que atuamos, ampliando a consciência de todos para a importância da sustentabilidade”, complementa o gerente.

O projeto – desenvolvido em parceria entre a CBA, Instituto Votorantim e Reservas Votorantim – tem como objetivo a recuperação de ecossistemas, incluindo o incremento da biodiversidade brasileira e a criação de corredores ecológicos, além da preservação de recursos hídricos, a possível geração de crédito de carbono florestal e a regularização fundiária de áreas degradadas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APP). A expectativa é de que, até o final de 2022, mais de 15 mil mudas sejam plantadas na região.

Após o plantio, os proprietários e agentes locais devem cuidar de suas áreas, realizando atividades de manutenção e monitoramento, com supervisão e apoio técnico da empresa. O projeto ainda fomentará a regularização ambiental dos participantes frente ao código florestal.

Foto: Divulgação

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

Rolar para cima
Rolar para cima