Volvo Cars and BatteryLoop use car batteries for a solar-powered energy storage system

Folhas de alumínio para baterias de íons de lítio serão produzidas no Brasil

Parceria entre CBA e Senai do Paraná realiza estudo de viabilidade

A produção de folhas de alumínio no Brasil, destinada majoritariamente para o setor de embalagens, em breve ganhará uma nova e importante aplicação. Um projeto desenvolvido pela parceria entre Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná irá avaliar a viabilidade da utilização da folha de alumínio nacional como coletor de corrente em baterias de íons de lítio. 

A folha de alumínio é um componente fundamental para o pleno desenvolvimento de baterias de íons de lítio, com influência em sua capacidade de armazenamento e na estabilidade a longo prazo.

“Com essa parceria teremos o domínio da tecnologia por meio de um projeto inovador. Para que haja um bom funcionamento, essa bateria deve ser produzida de forma minuciosa e com materiais de alta qualidade, nesse caso, o alumínio”, explica Marcos Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.

A bateria de íons de lítio é o atual padrão dos veículos elétricos, além de ser também usada em dispositivos eletrônicos como smartphones e notebooks. A eventual produção nacional das folhas de alumínio para essa aplicação tem o potencial de viabilizar o desenvolvimento do produto no Brasil, inserindo o país nesse mercado global.

“A inserção do Brasil na rota do comércio internacional de insumos torna o projeto ainda mais relevante. O mercado de baterias de íons de lítio é global e, além de vender o alumínio como matéria-prima, a CBA poderá comercializar uma solução que atenda a proposta de valor e requisitos técnicos específicos desse mercado”, afirma Fernando Wongtschowski, gerente-geral de Marketing Estratégico e Inovação da CBA.

O projeto está sendo desenvolvido na categoria de Aliança Industrial da Plataforma Inovação para a Indústria do Senai nacional. Nessa categoria os custos do projeto de inovação são compartilhados entre as empresas e o programa da Plataforma Inovação. O aporte do projeto é de mais de R$1,2 milhão de reais.

É relevante lembrar que, nos veículos 100% elétricos, o alumínio é o material líder. A combinação de leveza e resistência é essencial para aumentar a autonomia de uma carga única — sem contar que, nos compartimentos de bateria, sua capacidade de troca de calor é fundamental para o adequado resfriamento.

Imagem: Divulgação Volvo

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima