IMG-20220524-WA0049

ABAL firma acordo com o Governo Federal para mitigar emissões de GEE na indústria do alumínio

Referência mundial em sustentabilidade, setor segue em direção à descarbonização

No dia 20 de maio, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) assinou um protocolo de intenções com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para contribuir com a elaboração do Plano Setorial de Mitigação das Mudanças Climáticas e a instituição do Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

“Temos expertise e muito a contribuir com as futuras iniciativas na condução da descarbonização. Esta é uma preocupação genuína do setor do alumínio brasileiro, que é referência em sustentabilidade e ESG [Enviromental, Social and Governance]”, ressalta Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Com relação à média mundial, a pegada de carbono do alumínio brasileiro é 4,6 vezes menor e a da produção de alumina — insumo necessário para a produção do metal — é 4,5 vezes inferior. O resultado é fruto dos investimentos do setor em autogeração de energia e em fontes renováveis, além da adoção de tecnologias com foco na sustentabilidade.

Outro dado de destaque da indústria do alumínio é que, atualmente, mais da metade do metal consumido no país (54%) vem da reciclagem, índice acima da média mundial (29%). Em termos ambientais, o processo reduz em 95% as emissões de GEE e consome somente 5% da energia elétrica necessária para produzir do alumínio primário.

As ações contidas no protocolo de intenções entre ABAL e MMA estão previstas no Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), instituído em 2009, e no recém-publicado Decreto Presidencial nº 11.075, que regulamenta o mercado nacional de carbono.

Crédito da imagem de abertura: Izabela Bruzaca/MMA

 
 
 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima