P90457433_highRes_100-percent-green-po (1)

Alumínio ajuda o Grupo BMW em seus objetivos de sustentabilidade

Carros das marcas BMW e Mini serão equipados apenas com rodas de liga leve de alumínio produzidas de forma sustentável

A partir de 2024, todos os modelos das marcas BMW e Mini, ambas do Grupo BMW, serão equipados exclusivamente com rodas de liga leve de alumínio produzido com energia 100% sustentável.

Anualmente, o Grupo BMW adquire cerca de 10 milhões de rodas de liga leve, 95% delas feitas com alumínio fundido. Segundo a companhia, o processo de produção das rodas é responsável por, aproximadamente, 5% das emissões de CO2 da cadeia de fornecedores. Com a anunciada transição para a produção sustentável, é esperado que essas emissões sejam reduzidas em mais de 50% — mais de 500 mil t de CO2 por ano.

“A energia verde é um dos maiores fatores para a redução nas emissões de CO2 em nossa rede de fornecimento. Nós já assinamos mais de 400 contratos com nossos fornecedores, incluindo os de rodas e de alumínio, exigindo o uso de energia gerada de forma sustentável”, afirma Joachim Post, membro do Conselho de Administração do Grupo BMW, responsável por Compras e Rede de Fornecedores.

A meta é reduzir as emissões em toda a cadeia de fornecedores em 20% até 2030 — considerando os níveis registrados em 2019. O controle da procedência do alumínio será feito por meio de empresas independentes de auditoria.

O uso de alumínio produzido com energia 100% verde já é aplicado pela BMW em sua própria produção. Desde 2021, o Grupo adquire alumínio dos Emirados Árabes Unidos fabricado exclusivamente com energia proveniente de fonte solar.

As mais de 43 mil t do metal são processadas na planta de fundição da BMW, usadas na produção de peças de carroceria e da transmissão.

Rodas de alumínio do Grupo BMW: desde 2021, empresa adquire alumínio fabricado exclusivamente com energia de fonte solar (Fotos: Divulgação BMW)

Alumínio reciclado
A BMW ressalta ainda outro importante atributo do alumínio: a facilidade do processo de reciclagem e a sua reinserção na cadeia produtiva. Mais significativo também é que o reaproveitamento demanda 95% menos energia do que a produção do metal primário.

Dessa forma, esse é outro ponto contemplado no plano do Grupo BMW, que também anunciou que a nova geração do Mini Countryman será lançada em 2023 com rodas de liga leve de alumínio produzidas com 70% de conteúdo reciclado.

Segundo a empresa, a combinação do uso de energia 100% sustentável com 70% de material secundário fará com que a produção dessas rodas, comparada com os processos convencionais de fabricação, tenha diminuição nas emissões de CO2 de 70%.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima