uk-supply-chain_ric_730 (1)

Ricardo Automotive desenvolve motor elétrico com enrolamento de alumínio

Conceito da empresa britânica elimina cobre e imãs de terras raras e será utilizado em veículos comerciais

A Ricardo Automotive, empresa de engenharia britânica, especializada nos setores de Transporte e Energia, está desenvolvendo uma nova geração de motores elétricos para veículos comerciais leves. Segundo a empresa, o objetivo é criar uma tecnologia robusta e mais eficiente, com menor custo do que os produtos atuais e que também seja capaz de reduzir o impacto ambiental no final do ciclo de vida. 

Para tanto, ela está desenvolvendo um conceito de motor elétrico que não utiliza ímãs de terras raras e lança mão de enrolamentos de estator de alumínio.

De acordo com informações da empresa, a expectativa é eliminar cerca de 12 kg de metais de terras raras e cobre, material tradicional dos atuais enrolamentos que possui alto índice de acidificação. 

As vantagens do alumínio
Mesmo com 30% menos de condutividade, o alumínio tem densidade de 2,7 g/cm³, enquanto a do cobre é de 8,9 g/cm³. Dessa forma, é necessário usar enrolamentos maiores, mas esse não é um ponto crucial para veículos comerciais. Em compensação, haverá significativa redução de peso. 

Não custa lembrar que um dos principais entraves do processo de eletrificação é a autonomia dos veículos com uma carga de bateria — exatamente por isso, o alumínio é o material líder nos projetos de veículos 100% elétricos. Além disso, há outras vantagens: o metal é mais abundante e fácil de extrair. 

Existe ainda a questão da reciclagem. Embora tanto o alumínio como o cobre sejam considerados infinitamente recicláveis, o cobre é um metal mais sujeito à contaminação e demanda um processo mais complexo para retornar ao ciclo produtivo.  

Mercado em expansão
A expectativa da empresa é que, ao criar um motor testado e validado, o Reino Unido possa aumentar a produção de motores EV e acelerar a transição para o transporte eletrificado. 

Na Europa, o mercado de comerciais leves elétricos à bateria entre 2,5 e 3,5 t é atualmente de 63 mil veículos anualmente. Prevê-se que isso cresça para 282 mil veículos em 2026, atingindo 345 mil veículos em 2028.

“Nós estamos comprometidos com o apoio aos fabricantes para reduzir os custos da eletrificação, conduzindo soluções de tecnologia sustentável que apoiarão o Reino Unido na conquista de suas metas líquidas de emissão zero de carbono para veículos comerciais até 2030”, declara Teri Hawksworth, presidente da Ricardo Automotive.


O financiamento para o desenvolvimento da Ricardo foi concedido por várias fontes. Além do Office for Zero Emission Vehicles (OZEV) e do projeto Innovation UK, a iniciativa recebeu recursos do Driving Electric Revolution Challenge, do UK Research and Innovation (UKRI), um dos maiores financiadores públicos de pesquisa e inovação do Reino Unido, com orçamento de mais de 8 bilhões de libras.

Crédito de abertura: divulgação

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima