AdobeStock_424789598

Carros eletrificados representam mais de 8,5% das vendas globais em 2021

Veículos mais que dobram a participação e batem 6,6 milhões de unidades; no Brasil, vendas crescem, mas ainda estão perto de 1%

A participação dos carros eletrificados nas vendas globais deu um salto significativo em 2021. Com um total de 6,6 milhões de unidades vendidas, a participação no market share chegou a 8,57% — mais do que o dobro de 2020 — quando as vendas chegaram a 3 milhões de unidades e participação de 4,1%.

É o que revela o recente relatório da International Energy Agency (IEA). A estimativa é que haja um total de 16 milhões de carros elétricos rodando pelo mundo atualmente.

A China é o grande líder da eletrificação. As vendas no país desse tipo de veículo quase triplicaram em 2021 e atingiram 3,4 milhões de unidades — ou seja, mais da metade dos elétricos do mundo foi vendida em lojas chinesas. 

Subsídios prorrogados na China
O governo chinês estabeleceu como uma de suas metas para o setor de transportes que a participação dos carros elétricos nas vendas totais chegue a 20% em 2025. No último mês de 2021, esse patamar foi atingido — em janeiro, a participação era de 7,2%.

Essa aceleração é explicada, em parte, pela prorrogação dos subsídios aos carros elétricos, que acabariam em 2020, mas foram estendidos até 2022 em função da pandemia.

Outro fator importante é o aumento da oferta de veículos elétricos compactos, como o Wuling Hongguang Mini EV, desenvolvido em parceria com a GM (os compactos não são elegíveis para o subsídio). 

O restante do globo
Já na Europa, as vendas de carros elétricos aumentaram quase 70% em 2021, chegando à marca de 2,3 milhões de unidades. Metade deles são híbridos plug-in. No geral, os carros elétricos representam 17% do total das vendas europeias em 2021. Esse crescimento ocorreu, parcialmente, em função dos novos padrões de emissões de CO2

Em termos absolutos, o maior mercado da Europa para os veículos elétricos foi a Alemanha, onde mais de um em três carros novos vendidos em novembro e dezembro eram desse tipo. A Noruega, com 72%, além de Suécia e Holanda, com 45% e 30%, respectivamente, também tiveram destaque.

Nos Estados Unidos as vendas mais do que dobraram, ultrapassando a marca de meio milhão de unidades e respondendo por 4,5% das vendas. Somados, os mercados da China, Europa e Estados unidos representam 2/3 do mercado de carros no mundo, mas respondem atualmente por 90% dos elétricos. 

Os elétricos no Brasil
Por aqui, assim como em mercados como os da Índia, Indonésia e Japão, o relatório aponta que a participação dos elétricos está em torno de 1%. Já de acordo com o levantamento feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2021 essa participação chegou a 1,8%.

Segundo a entidade brasileira, em relatório divulgado no início de 2022, foram vendidos 34.990 veículos eletrificados (híbridos + elétricos) no Brasil em 2021. O número representa um aumento de 77% sobre o ano anterior.

Oportunidade para o alumínio
A eletrificação de veículos deve alterar a fabricação e abrir oportunidades para a indústria do alumínio. Por ser um material leve, espera-se que o metal aumente a autonomia e a vida útil das baterias – que representam cerca de 20% do peso total dos automóveis – e seja aplicado em outros componentes.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima