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Alumínio contribui com a sustentabilidade de eventos

Presente desde as estruturas até as embalagens de bebidas, metal é uma escolha amigável ao meio ambiente

Na pré-pandemia, a indústria de eventos movimentava R$ 854 bilhões por ano no Brasil e representava 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério do Turismo.

Apesar do forte impacto e das incertezas causadas pela crise sanitária, a preocupação global com a sustentabilidade já tinha impactado o setor e segue como uma tendência para o futuro. Nesse contexto, o alumínio pode ser um grande aliado ao proporcionar o reuso e a reciclagem — desde as estruturas até as embalagens.

Desde 2001, o Rock in Rio, por exemplo, um dos maiores festivais de música do planeta, busca engajar os participantes na mudança de hábitos com o slogan “Por um mundo melhor”. O megaevento já investiu mais de R$ 71 milhões em prol da sustentabilidade e obteve a certificação ISO 20121/2012, que demonstra a conformidade com normas internacionais.

Entre as ações dos organizadores do Rock in Rio, e em consonância com os benefícios do alumínio, estão a redução e reciclagem de resíduos; o monitoramento e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE); o uso responsável dos recursos naturais como água e energia; além da compra de materiais sustentáveis.  

Estruturas
O alumínio não está apenas em embalagens. O metal é presença frequente nas estruturas de shows e eventos pelo Brasil. Há mais de 20 anos no mercado, a Styllus é uma das empresas que fornecem box truss, pisos e pallets utilizados na montagem de palcos, camarins e camarotes, entre outros.

“O alumínio é um material leve que não se degrada e não polui, pois é totalmente reciclável. O pallet feito com o metal é fácil de limpar e não acumula fungos e bactérias, sem contar que o tempo para montagem é menor quando comparado ao produto feito com ferro”, explica Eduardo Sousa, responsável por desenvolver os projetos para os clientes da empresa.

Segundo o profissional, as estruturas metálicas são confeccionadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Após o evento, elas são retiradas e podem ser reutilizadas em novas montagens.

“O alumínio ajuda a preservar o meio ambiente e garante um futuro melhor para próximas gerações”, reforça Sousa.

Latinhas
Nos megaeventos, os invólucros de alumínio também proporcionam uma gestão de resíduos mais eficiente em relação a outros materiais.

“A lata de alumínio é a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas, por ser 100% e infinitamente reciclável, teve, em 2020, taxa de reaproveitamento de 97,4% no Brasil. Ao ser descartada corretamente, retorna às prateleiras em apenas 60 dias”, explica Thais Moraes, diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Corporation América do Sul.

Entre outras vantagens, a latinha apresenta praticidade e segurança para os organizadores e consumidores: é fácil de transportar e carregar, gela mais rápido, é inviolável, não se fragmenta ao cair e preserva o líquido, impedindo a interferência dos raios solares na composição do sabor. Além disso, permite que o público consuma algumas bebidas de um jeito diferente, em diversas ocasiões.

Para as marcas, a embalagem permite impressão e exposição 360 graus, o que facilita a comunicação, a partir de oportunidades de expressão artística, diferentes tecnologias, texturas e cores, gerando assim aproximação com o público. O portfólio traz diversos tamanhos, com porções adequadas aos diferentes tipos de consumo — uma cerveja compartilhada entre amigos na lata 710 ml até uma embalagem de suco de 250 ml para as crianças.

Desde 2005, o setor já evitou a emissão de 19 milhões de t de GEE, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Ações sustentáveis em grandes estádios
A Ball Corporation se juntou à Kroenke Sports & Entertainment (KSE) – gestora de equipes e arenas esportivas – em uma parceria global envolvendo estádios em Denver e Los Angeles, nos Estados Unidos, e Londres, no Reino Unido.

O objetivo é fortalecer a reciclagem de alumínio nos estádios, oferecer experiência mais amiga do meio ambiente para o público e demonstrar que as embalagens para bebidas de alumínio são a escolha mais sustentável.

Em cada localidade, além de soluções de embalagens para bebidas de alumínio nos estádios, as empresas incrementam programas para as comunidades do entorno, a fim de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem.  

A Novelis – líder global na reciclagem de latas de bebidas – firmou parceria com o Mercedes-Benz Stadium, localizado na Região Sul dos Estados Unidos, para criar o programa Recycle for Good durante todas as competições dos times de futebol americano Atlanta Falcons e Atlanta United.

A campanha busca reciclar o alumínio para apoiar a Habitat For Humanity. Para cada 3 milhões de latas coletadas, é arrecadado dinheiro suficiente para construir uma casa na Zona Oeste de Atlanta. Os torcedores podem apoiar a iniciativa depositando as embalagens nas lixeiras distribuídas pelo estádio.

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