Vergalhões de Alumínio produzidos em Barcarena, no Pará (1)

Alubar adquire fábrica de vergalhões de alumínio nos Estados Unidos

Companhia torna-se a maior produtora do segmento no continente americano

Em novembro, o Grupo Alubar concluiu a aquisição de ativos de uma nova unidade nos Estados Unidos. Trata-se de uma fábrica de vergalhões de alumínio localizada em New Madrid, no estado americano do Missouri, às margens do rio Mississipi.

 A planta pertencia ao parque fabril da Magnitude 7 Metals, que também produz lingotes de alumínio primário no local. A área dos laminadores tem 70 mil m² e encontra-se com a produção paralisada. A retomada das atividades está planejada para janeiro de 2022.

 A companhia está trabalhando no processo de start-up dos equipamentos. Inicialmente, serão criados 55 empregos diretos.

 Com esse movimento, a Alubar, que era a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina, também será a maior produtora de vergalhões e ligas de alumínio do continente americano, com capacidade total de produção de 300 mil t por ano.

 Atualmente, o mercado norte-americano ainda depende de importações para abastecer a fabricação de produtos.

“O laminador nos permitirá atender diversos segmentos da indústria local, como os setores de cabos elétricos, siderúrgico, de manufaturados de alumínio, entre outros”, comenta Maurício Gouvea dos Santos, diretor-executivo do Grupo Alubar.

 Dentro do plano de internacionalização, a companhia concluiu, em 2019, a compra de uma unidade em Bécancour, província de Québec, no Canadá, que adicionou, na época, 90 mil t de capacidade de produção de vergalhões de alumínio.

Investimentos no Brasil
A empresa também concluiu novas obras de expansão e instalação de equipamentos na unidade de Barcarena, no estado do Pará. A melhoria permitirá aumentar em até três vezes a capacidade de ofertar produtos para o mercado de distribuição de energia e de energias renováveis.

“A Alubar visa ampliar a liderança no fornecimento para as concessionárias de energia e fortalecer sua atuação junto ao mercado privado. Além disso, o mercado de cabos para parques solares, que está em franca expansão, também exigirá forte demanda deste tipo de cabo”, reforça Maurício Machado, diretor Comercial América Latina da Alubar. 

 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima