Vergalhões de Alumínio produzidos em Barcarena, no Pará (1)

Alubar adquire fábrica de vergalhões de alumínio nos Estados Unidos

Companhia torna-se a maior produtora do segmento no continente americano

Em novembro, o Grupo Alubar concluiu a aquisição de ativos de uma nova unidade nos Estados Unidos. Trata-se de uma fábrica de vergalhões de alumínio localizada em New Madrid, no estado americano do Missouri, às margens do rio Mississipi.

 A planta pertencia ao parque fabril da Magnitude 7 Metals, que também produz lingotes de alumínio primário no local. A área dos laminadores tem 70 mil m² e encontra-se com a produção paralisada. A retomada das atividades está planejada para janeiro de 2022.

 A companhia está trabalhando no processo de start-up dos equipamentos. Inicialmente, serão criados 55 empregos diretos.

 Com esse movimento, a Alubar, que era a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina, também será a maior produtora de vergalhões e ligas de alumínio do continente americano, com capacidade total de produção de 300 mil t por ano.

 Atualmente, o mercado norte-americano ainda depende de importações para abastecer a fabricação de produtos.

“O laminador nos permitirá atender diversos segmentos da indústria local, como os setores de cabos elétricos, siderúrgico, de manufaturados de alumínio, entre outros”, comenta Maurício Gouvea dos Santos, diretor-executivo do Grupo Alubar.

 Dentro do plano de internacionalização, a companhia concluiu, em 2019, a compra de uma unidade em Bécancour, província de Québec, no Canadá, que adicionou, na época, 90 mil t de capacidade de produção de vergalhões de alumínio.

Investimentos no Brasil
A empresa também concluiu novas obras de expansão e instalação de equipamentos na unidade de Barcarena, no estado do Pará. A melhoria permitirá aumentar em até três vezes a capacidade de ofertar produtos para o mercado de distribuição de energia e de energias renováveis.

“A Alubar visa ampliar a liderança no fornecimento para as concessionárias de energia e fortalecer sua atuação junto ao mercado privado. Além disso, o mercado de cabos para parques solares, que está em franca expansão, também exigirá forte demanda deste tipo de cabo”, reforça Maurício Machado, diretor Comercial América Latina da Alubar. 

 

Veja também:

Alumínio leva design, praticidade e sustentabilidade a utensílios de cozinha

O alumínio também se faz presente no dia a dia das pessoas por meio dos utensílios para cozinha. E esse segmento inclui desde as tradicionais panelas e assadeiras até itens como conchas, escumadeiras e talheres desenvolvidos para atender perfis distintos de consumidores. “O alumínio é um ótimo condutor térmico e uma das principais soluções para

BEG, marca de gin nacional, lança garrafa de alumínio para refil

A BEG Boutique Distillery é a primeira marca brasileira de gin a lançar uma garrafa de alumínio para refil com foco no consumo consciente e na sustentabilidade. A embalagem de 400 ml é produzida 100% com alumínio, material que pode ser reutilizado e infinitamente reciclável. Após o seu descarte, o invólucro retorna ao mercado em

Novelis constrói parque urbano em Ouro Preto (MG)

A Novelis – companhia que atua nas áreas de laminação e reciclagem de alumínio – e a prefeitura de Ouro Preto (MG) assinaram um contrato de comodato e promessa de doação do Parque Urbano das Candeias, instalado no antigo depósito de rejeitos da Alcan, no bairro Jardim Alvorada. Reabilitado ambientalmente, o espaço passa a constituir

Rolar para cima