Vergalhões de Alumínio produzidos em Barcarena, no Pará (1)

Alubar adquire fábrica de vergalhões de alumínio nos Estados Unidos

Companhia torna-se a maior produtora do segmento no continente americano

Em novembro, o Grupo Alubar concluiu a aquisição de ativos de uma nova unidade nos Estados Unidos. Trata-se de uma fábrica de vergalhões de alumínio localizada em New Madrid, no estado americano do Missouri, às margens do rio Mississipi.

 A planta pertencia ao parque fabril da Magnitude 7 Metals, que também produz lingotes de alumínio primário no local. A área dos laminadores tem 70 mil m² e encontra-se com a produção paralisada. A retomada das atividades está planejada para janeiro de 2022.

 A companhia está trabalhando no processo de start-up dos equipamentos. Inicialmente, serão criados 55 empregos diretos.

 Com esse movimento, a Alubar, que era a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina, também será a maior produtora de vergalhões e ligas de alumínio do continente americano, com capacidade total de produção de 300 mil t por ano.

 Atualmente, o mercado norte-americano ainda depende de importações para abastecer a fabricação de produtos.

“O laminador nos permitirá atender diversos segmentos da indústria local, como os setores de cabos elétricos, siderúrgico, de manufaturados de alumínio, entre outros”, comenta Maurício Gouvea dos Santos, diretor-executivo do Grupo Alubar.

 Dentro do plano de internacionalização, a companhia concluiu, em 2019, a compra de uma unidade em Bécancour, província de Québec, no Canadá, que adicionou, na época, 90 mil t de capacidade de produção de vergalhões de alumínio.

Investimentos no Brasil
A empresa também concluiu novas obras de expansão e instalação de equipamentos na unidade de Barcarena, no estado do Pará. A melhoria permitirá aumentar em até três vezes a capacidade de ofertar produtos para o mercado de distribuição de energia e de energias renováveis.

“A Alubar visa ampliar a liderança no fornecimento para as concessionárias de energia e fortalecer sua atuação junto ao mercado privado. Além disso, o mercado de cabos para parques solares, que está em franca expansão, também exigirá forte demanda deste tipo de cabo”, reforça Maurício Machado, diretor Comercial América Latina da Alubar. 

 

Veja também:

MRN e Companhia de Gás do Pará unem forças para explorar gás natural

Com o intuito de aprimorar de forma contínua suas operações rumo a um futuro mais sustentável, a Mineração Rio do Norte (MRN) e a Companhia de Gás do Pará firmaram, em março, um Memorando de Entendimento (MoU) com duração de um ano. O objetivo é avaliar a viabilidade do uso de gás natural nas atividades

CBA promove curso sobre educação ambiental

De 20 a 21 de março, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) organizou o 22º Curso de Atualização em Educação Ambiental em Poços de Caldas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia, em São Paulo. A ação, integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA), é realizada em parceria com o Instituto Moleque Matreiro visando a

Alcoa oficializa programa Parque de Portas Abertas em Poços de Caldas (MG)

Em 2024, por meio do programa Parque de Portas Abertas (PDPA), a Alcoa Poços de Caldas, em Minas Gerais, pretende fortalecer seus laços com as comunidades de forma oficial. Escolas, organizações e moradores da região que tiverem interesse em conhecer o parque poderão se inscrever no edital da empresa para visitas. Os passeios ocorrem regularmente

Rolar para cima
Rolar para cima