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Conheça a tecnologia das rodas de alumínio da Yamaha MT-09

Batizadas de SpinForged, elas são fruto de uma nova e inovadora forma de fundição, por meio do controle do fluxo de moldagem

A nova MT-09 é uma das novidades da Yamaha em sua linha 2021. Inteiramente renovada, a moto do tipo naked ganhou junto com o novo visual motor maior e mais potente, além de um pacote de sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem. E ela também perdeu peso — ponto em que o alumínio teve papel fundamental.

Com 189 kg em ordem de marcha, a Yamaha MT-09 ficou 4 kg mais leve. O quadro de alumínio foi redesenhado e, mesmo precisando suportar um motor maior e mais pesado, ficou 2,3 kg mais leve — graças às paredes mais finas do que as do quadro do chassi da geração anterior.

Mas o principal destaque nesse “regime” é a tecnologia de fabricação das rodas de alumínio forjado de 17 pol, com 10 raios. Combinando dianteira e traseira, o conjunto ficou 0,7 kg mais leve.

Batizadas de SpinForged, elas são fruto de uma nova e inovadora forma de fundição: utiliza o controle do fluxo de moldagem. Para isso, a Yamaha precisou desenvolver uma liga especial de alumínio, mais maleável, e um novo processo de tratamento térmico.

A Yamaha afirma que conseguiu manter liberdade de formas de uma peça fundida, mas obtendo a resistência de uma peça forjada. As SpinForged possuem apenas 2 mm de espessura, contra 3,5 da geração anterior.

“Baseando-se apenas na resistência, o aço é superior. Mas o alumínio tem vantagens como leveza, resistência à corrosão, maleabilidade e beleza. Tenho certeza de que o alumínio continuará a ser um material de nossa escolha. Meu papel como investigadora de materiais é extrair e melhorar esse potencial”, declara Kahori Oshima, pesquisadora da Divisão de Materiais da Yamaha Motor.

A fabricante tem um importante histórico de fundição de alumínio, como o desenvolvimento da tecnologia de fundição de alumínio controlada, capaz de produzir peças de grandes dimensões, mas com paredes finas.

A empresa também desenvolveu o pioneiro cilindro DiASil de alumínio, que, como é produzido em uma única peça, elimina a necessidade de revestimentos de aço para reduzir o desgaste — resultando em um motor mais leve e potente, com melhor dissipação do calor e mais estável.

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