2021_YAM_ MT-09SpinForgedWheels_CPR_JPN_NA_OTH_001_09_preview

Conheça a tecnologia das rodas de alumínio da Yamaha MT-09

Batizadas de SpinForged, elas são fruto de uma nova e inovadora forma de fundição, por meio do controle do fluxo de moldagem

A nova MT-09 é uma das novidades da Yamaha em sua linha 2021. Inteiramente renovada, a moto do tipo naked ganhou junto com o novo visual motor maior e mais potente, além de um pacote de sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem. E ela também perdeu peso — ponto em que o alumínio teve papel fundamental.

Com 189 kg em ordem de marcha, a Yamaha MT-09 ficou 4 kg mais leve. O quadro de alumínio foi redesenhado e, mesmo precisando suportar um motor maior e mais pesado, ficou 2,3 kg mais leve — graças às paredes mais finas do que as do quadro do chassi da geração anterior.

Mas o principal destaque nesse “regime” é a tecnologia de fabricação das rodas de alumínio forjado de 17 pol, com 10 raios. Combinando dianteira e traseira, o conjunto ficou 0,7 kg mais leve.

Batizadas de SpinForged, elas são fruto de uma nova e inovadora forma de fundição: utiliza o controle do fluxo de moldagem. Para isso, a Yamaha precisou desenvolver uma liga especial de alumínio, mais maleável, e um novo processo de tratamento térmico.

A Yamaha afirma que conseguiu manter liberdade de formas de uma peça fundida, mas obtendo a resistência de uma peça forjada. As SpinForged possuem apenas 2 mm de espessura, contra 3,5 da geração anterior.

“Baseando-se apenas na resistência, o aço é superior. Mas o alumínio tem vantagens como leveza, resistência à corrosão, maleabilidade e beleza. Tenho certeza de que o alumínio continuará a ser um material de nossa escolha. Meu papel como investigadora de materiais é extrair e melhorar esse potencial”, declara Kahori Oshima, pesquisadora da Divisão de Materiais da Yamaha Motor.

A fabricante tem um importante histórico de fundição de alumínio, como o desenvolvimento da tecnologia de fundição de alumínio controlada, capaz de produzir peças de grandes dimensões, mas com paredes finas.

A empresa também desenvolveu o pioneiro cilindro DiASil de alumínio, que, como é produzido em uma única peça, elimina a necessidade de revestimentos de aço para reduzir o desgaste — resultando em um motor mais leve e potente, com melhor dissipação do calor e mais estável.

Veja também:

Entenda como o alumínio é essencial para o desenvolvimento da aviação

A aviação moderna e a exploração aeroespacial durante e após a Segunda Guerra Mundial não teriam sido possíveis sem o alumínio, de acordo com a entidade americana The Aluminum Association. A alta resistência e extrema leveza do metal o tornaram um material de excelência para esses segmentos. Por isso, o alumínio está presente na fuselagem,

EUA deve ter 100% da frota oficial com modelos elétricos até 2035

O governo dos Estados Unidos não vai mais adquirir veículos equipados com motor a combustão a partir de 2027. Toda a sua frota, de, aproximadamente, 645 mil unidades, será gradualmente substituída por modelos de emissão zero até o ano de 2035. É o que diz a ordem executiva assinada pelo presidente Joe Biden no último

Rolar para cima