Hydro Paragominas

Hydro faz pesquisa meteorológica em Paragominas (PA) para otimizar uso de água

Investimento em estudo ajudará na definição de estratégias para reaproveitamento hídrico na planta industrial

A Hydro vai destinar R$ 200 mil para a realização de uma pesquisa meteorológica e climatológica, no período de três anos, para aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos da mina de bauxita localizada em Paragominas (PA).

O estudo integra um convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem o objetivo de tornar ainda mais eficiente o reaproveitamento de água da chuva na unidade, cujo indicador chegou a 83,3% no ano passado.

Na prática, o projeto permitirá a empresa conhecer a sazonalidade das chuvas e o impacto de fenômenos globais; ter prognósticos diários, mensais e anuais do volume pluviométrico; e avaliar a probabilidade de ocorrência de seca severa nos próximos anos.

“Biscamos sempre melhorar nossas operações em todos os aspectos. O desenvolvimento deste projeto é mais um exemplo deste compromisso com a sustentabilidade por meio da inovação. É a ciência trabalhando a favor de novos processos e melhorias operacionais”, afirma Evilmar Fonseca, diretor Industrial da Mineração Paragominas.

A Mineração Paragominas tem um rígido controle operacional, além de promover melhorias no gerenciamento hídrico dos sistemas de abastecimento de água. Em 2020, foi criado um Comitê Permanente de Gestão de Recursos Hídricos, que permitiu o aprimoramento das estratégias e controle das variáveis na unidade.

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima