Hydro Paragominas

Hydro faz pesquisa meteorológica em Paragominas (PA) para otimizar uso de água

Investimento em estudo ajudará na definição de estratégias para reaproveitamento hídrico na planta industrial

A Hydro vai destinar R$ 200 mil para a realização de uma pesquisa meteorológica e climatológica, no período de três anos, para aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos da mina de bauxita localizada em Paragominas (PA).

O estudo integra um convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem o objetivo de tornar ainda mais eficiente o reaproveitamento de água da chuva na unidade, cujo indicador chegou a 83,3% no ano passado.

Na prática, o projeto permitirá a empresa conhecer a sazonalidade das chuvas e o impacto de fenômenos globais; ter prognósticos diários, mensais e anuais do volume pluviométrico; e avaliar a probabilidade de ocorrência de seca severa nos próximos anos.

“Biscamos sempre melhorar nossas operações em todos os aspectos. O desenvolvimento deste projeto é mais um exemplo deste compromisso com a sustentabilidade por meio da inovação. É a ciência trabalhando a favor de novos processos e melhorias operacionais”, afirma Evilmar Fonseca, diretor Industrial da Mineração Paragominas.

A Mineração Paragominas tem um rígido controle operacional, além de promover melhorias no gerenciamento hídrico dos sistemas de abastecimento de água. Em 2020, foi criado um Comitê Permanente de Gestão de Recursos Hídricos, que permitiu o aprimoramento das estratégias e controle das variáveis na unidade.

Veja também:

MRN e Companhia de Gás do Pará unem forças para explorar gás natural

Com o intuito de aprimorar de forma contínua suas operações rumo a um futuro mais sustentável, a Mineração Rio do Norte (MRN) e a Companhia de Gás do Pará firmaram, em março, um Memorando de Entendimento (MoU) com duração de um ano. O objetivo é avaliar a viabilidade do uso de gás natural nas atividades

CBA promove curso sobre educação ambiental

De 20 a 21 de março, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) organizou o 22º Curso de Atualização em Educação Ambiental em Poços de Caldas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia, em São Paulo. A ação, integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA), é realizada em parceria com o Instituto Moleque Matreiro visando a

Alcoa oficializa programa Parque de Portas Abertas em Poços de Caldas (MG)

Em 2024, por meio do programa Parque de Portas Abertas (PDPA), a Alcoa Poços de Caldas, em Minas Gerais, pretende fortalecer seus laços com as comunidades de forma oficial. Escolas, organizações e moradores da região que tiverem interesse em conhecer o parque poderão se inscrever no edital da empresa para visitas. Os passeios ocorrem regularmente

Rolar para cima
Rolar para cima