P90434162_highRes_bmw-i-vision-circula (1)

BMW apresenta o i Vision Circular com carroceria de alumínio reciclado

O metal também aparece em outras partes não usuais do carro-conceito, como na moldura dos bancos, painéis frontais e na base do para-brisas

O carro-conceito BMW i Vision Circular apresenta a mais nova visão da marca alemã para o futuro da mobilidade individual de luxo. O monovolume 100% elétrico, com quatro metros de comprimento e amplo espaço interno, é inteiramente comprometido com a economia circular. 

O conceito desenvolvido pela BMW vai além do automóvel em si, mas engloba todas as fases do ciclo de vida, desde a origem da matéria-prima até à destinação após o descarte. Não à toa a carroceria do veículo é feita com alumínio reciclado.

O objetivo foi criar um carro otimizado para materiais circulares, com a utilização de materiais que já completaram o ciclo de vida de um produto — ou materiais secundários, como são conhecidos — juntamente com matérias-primas de base biológica certificadas. Além disso, a montadora quer garantir que 100% do veículo seja reciclável ao final de sua utilização.

Alumínio e economia circular
O alumínio é um dos materiais que mais se destaca quando o assunto é economia circular. Afinal, o metal é infinitamente reciclável e o processo consome muito menos energia — cerca de 5% — do que a produção de alumínio primário.

A visão centrada no reaproveitamento dos materiais, tanto no início como no final do ciclo de vida, demandou uma abordagem inteiramente nova para a criação do i Vision Circular. Batizada de Design Circular, a partir de quatro princípios: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.

“Desde o início, levamos em consideração o princípio da circularidade no processo de design do BMW i Vision Circular. Como resultado, o automóvel está repleto de ideias inovadoras para combinar sustentabilidade com uma estética nova e inspiradora”, explica Adrian van Hooydonk, chefe do BMW Group Design, sobre o Design Circular.

Detalhes do carro
Frente a esses quatro pilares, o BMW i Vision apresenta muitas soluções inéditas. A carroceria de alumínio reciclado, por exemplo, dispensa pintura, optando por uma solução de acabamento anodizado.

Para reduzir a quantidade de componentes do veículo, muitas partes de alumínio da carroceria são produzidas com técnica de impressão 3D — como, por exemplo, a grade frontal. Já no interior, a maioria das funções foi concentrada em painéis eletrônicos.

Além da carroceria, o alumínio aparece em outras partes não usuais, como na moldura dos bancos (que possuem estofamento de plástico reciclado), nos painéis frontais e na base do para-brisas.

Como já acontece com muitos veículos atualmente, o BMW i Vision Circular pode receber upgrades remotos. Mas a grande novidade é que componentes físicos poderão ser substituídos para atualizar o veículo, dispensando a necessidade de trocá-lo por outro.

A bateria do BMW i Vision também segue os mesmos princípios. Totalmente sólida, ela é 100% reciclável e fabricada quase inteiramente com materiais provenientes do ciclo de reciclagem. Além disso, a peça alcançará uma densidade de energia muito maior com o uso significativamente reduzido de recursos.

É pouco provável que este carro-conceito seja visto nas ruas no futuro. Mas, as ideias de circularidade apresentadas têm tudo para se tornar o padrão da indústria automobilística nas próximas décadas.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima