electricity transmission pylon silhouetted against blue sky at dusk

Crise hídrica: ABAL aguarda detalhes das regras do programa federal de redução voluntária do consumo de energia elétrica

Entidade vai analisar os impactos e a implementação da iniciativa na indústria do alumínio

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no dia 23 de agosto, uma portaria com as diretrizes para que o setor industrial apresente ofertas de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica (RVD).

O programa temporário, com duração até 30 de abril de 2022, busca atender o Sistema Interligado Nacional (SIN), em meio à crise hídrica que prejudica os reservatórios das usinas hidrelétricas.

Em comunicado à imprensa, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) disse que espera o detalhamento dessas regras pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para analisar os impactos e a implementação no setor.

A entidade informou ainda que acompanha com atenção os desdobramentos de uma possível crise hídrica e as consequências para a oferta de energia no país.

Vale destacar que a energia elétrica é um insumo estratégico na produção de alumínio, com forte impacto na estrutura de custos da cadeia produtiva.

Contribuições
Segundo a associação, apesar do perfil de consumo eletrointensivo, a indústria do alumínio colabora com a estruturação do sistema energético, por meio de investimentos em autogeração e em fontes renováveis, além do uso racional de energia.

Além disso, a entidade reforça que o setor já apresentou, em outras oportunidades, propostas para reduzir os riscos no sistema elétrico.

“A ABAL e suas associadas estão em contato permanente com as autoridades gestoras do setor elétrico para contribuir na adoção de medidas que visem a modernização, de forma a garantir que a indústria e o consumidor doméstico tenham disponibilidade do abastecimento e tarifas competitivas”, disse a associação na nota. 

A ABAL também apontou para a necessidade de avançar na implementação de medidas de estímulo e compensação à redução de consumo voluntário, para garantir equilíbrio e competitividade.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima