Atividades do SAFS em Oriximiná antes da pandemia 2_Foto- Florestas Engenharia

Alcoa e MRN apoiam conservação de florestas no Pará

Iniciativa proporciona benefícios ambientais, sociais e econômicos

A Alcoa e a Mineração Rio do Norte (MRN) têm demonstrado a importância de valorizar e proteger as florestas no Oeste do Pará, onde mantêm operações de mineração de bauxita, por meio de duas ações: Área de Proteção Ambiental Jará e Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs).

 No município de Juruti, a Alcoa criou a APA Jará em parceria com a prefeitura local e o Imazon. O objetivo é garantir a conservação de 5 mil ha de floresta, entre áreas de várzea e igapós, igarapés e lagos, além de espaços consolidados na parte urbana.

 Para isso, foram investidos R$ 1,5 milhão de recursos da Alcoa Foundation. O processo envolveu reuniões comunitárias, consulta pública, oficialização de criação e posse do Conselho Gestor da APA, em dezembro de 2020.

Fábio Abdala, gerente de Sustentabilidade da Alcoa Brasil, explica que o Conselho dialoga com as exigências nacionais de gestão das Unidades de Conservação (UC).

“O Conselho é um requerimento necessário de toda UC. Todas elas devem ter o órgão para permitir o controle social de forma que a comunidade participe da sua gestão”, destaca.

 De acordo com o Imazon, responsável pelo estudo de viabilidade técnica, a iniciativa traz importantes benefícios ambientais, sociais e econômicos. Entre eles destacam-se:

  • Proteção da biodiversidade, por meio da contenção do avanço do desmatamento;
  • Regulação da temperatura local, ao manter as áreas verdes;
  • Manutenção do uso dos recursos aquáticos;
  • Oportunidades de geração de renda, com turismo de base comunitária e produção sustentável e comercialização de produtos da agricultura familiar e da natureza;
  • Fomento à educação ambiental;
  • Melhoria da qualidade de vida da população com a criação de espaço para lazer, esportes e contemplação da natureza.

Apoio a sistemas agroflorestais
Em Oriximiná, a MRN desenvolve o Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs). A iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental, em cumprimento a condicionantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), desenvolvido desde 2005 e executado em parceria com a consultoria Florestas Engenharia.

Mais de 20 famílias das comunidades ribeirinhas Boa Nova, Casinha, Saracá, Camixá e Bom Jesus participam do projeto. Esses agricultores recebem capacitações, que incluem cursos, visitas técnicas e oficinas, nas quais são trabalhadas metodologias coletivas e individuais, compartilhando saberes tradicionais locais e técnicas agroecológicas.

“O objetivo desse projeto é fomentar a conservação das florestas nas comunidades atendidas, promovendo o reflorestamento por meio da implementação de sistemas agroflorestais e, ao mesmo tempo, gerando renda para as famílias”, comenta Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias da MRN e coordenadora do projeto.

Entre os principais produtos envolvendo volume e renda gerada para as famílias estão limão, laranja e tangerina. Também há produção, consumo e comercialização de abacaxi, milho e banana.

Por conta da crise da Covid-19, o projeto foi desenvolvido apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2020. Interrompido em março do ano passado, há a expectativa de retomada a partir de agosto deste ano caso a pandemia esteja sob controle.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima