precificacao de carbono

ABAL avalia impactos da taxação de carbono da UE para alumínio brasileiro

Estudo realizado pela entidade deve ser concluído no quarto trimestre

A União Europeia (UE) anunciou na última quarta-feira, dia 14 de julho, a criação de uma taxa de carbono sobre produtos importados que pode afetar produtos de alumínio do nosso país. A medida, que ainda precisa ser aprovada, será implantada por meio do mecanismo de ajuste de carbono na fronteira (CBAM, na sigla em inglês).

A proposta faz parte de um pacote denominado “Fit for 55”. Trata-se de um plano estratégico para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 55% até 2030 e ajudar os países membros da União Europeia no objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050.

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) informou, por meio de nota enviada à imprensa, que vem acompanhando com atenção os movimentos da UE em relação à taxação de carbono em importações junto com outras entidades associativas e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A entidade também informou que iniciou um estudo específico sobre o tema, com previsão de conclusão para o quarto trimestre deste ano. O objetivo é avaliar os possíveis impactos dessas medidas do plano europeu e as oportunidades para o alumínio nesse novo cenário.

Vale destacar que a indústria de alumínio do país exportou no ano passado 23 mil t de alumínio e seus produtos para a UE, totalizando o valor FOB US$ 42 milhões. O alumínio brasileiro é produzido com a utilização de fonte energética limpa e renovável, lhe conferindo menor pegada de carbono em relação a outros importantes players globais.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima