precificacao de carbono

ABAL avalia impactos da taxação de carbono da UE para alumínio brasileiro

Estudo realizado pela entidade deve ser concluído no quarto trimestre

A União Europeia (UE) anunciou na última quarta-feira, dia 14 de julho, a criação de uma taxa de carbono sobre produtos importados que pode afetar produtos de alumínio do nosso país. A medida, que ainda precisa ser aprovada, será implantada por meio do mecanismo de ajuste de carbono na fronteira (CBAM, na sigla em inglês).

A proposta faz parte de um pacote denominado “Fit for 55”. Trata-se de um plano estratégico para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 55% até 2030 e ajudar os países membros da União Europeia no objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050.

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) informou, por meio de nota enviada à imprensa, que vem acompanhando com atenção os movimentos da UE em relação à taxação de carbono em importações junto com outras entidades associativas e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A entidade também informou que iniciou um estudo específico sobre o tema, com previsão de conclusão para o quarto trimestre deste ano. O objetivo é avaliar os possíveis impactos dessas medidas do plano europeu e as oportunidades para o alumínio nesse novo cenário.

Vale destacar que a indústria de alumínio do país exportou no ano passado 23 mil t de alumínio e seus produtos para a UE, totalizando o valor FOB US$ 42 milhões. O alumínio brasileiro é produzido com a utilização de fonte energética limpa e renovável, lhe conferindo menor pegada de carbono em relação a outros importantes players globais.

Veja também:

MRN e Companhia de Gás do Pará unem forças para explorar gás natural

Com o intuito de aprimorar de forma contínua suas operações rumo a um futuro mais sustentável, a Mineração Rio do Norte (MRN) e a Companhia de Gás do Pará firmaram, em março, um Memorando de Entendimento (MoU) com duração de um ano. O objetivo é avaliar a viabilidade do uso de gás natural nas atividades

CBA promove curso sobre educação ambiental

De 20 a 21 de março, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) organizou o 22º Curso de Atualização em Educação Ambiental em Poços de Caldas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia, em São Paulo. A ação, integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA), é realizada em parceria com o Instituto Moleque Matreiro visando a

Alcoa oficializa programa Parque de Portas Abertas em Poços de Caldas (MG)

Em 2024, por meio do programa Parque de Portas Abertas (PDPA), a Alcoa Poços de Caldas, em Minas Gerais, pretende fortalecer seus laços com as comunidades de forma oficial. Escolas, organizações e moradores da região que tiverem interesse em conhecer o parque poderão se inscrever no edital da empresa para visitas. Os passeios ocorrem regularmente

Rolar para cima
Rolar para cima