All-new Nissan Qashqai

Novo Nissan Qashqai adota painéis de alumínio

Carroceria da nova geração está 60 quilos mais leve. Planta inglesa onde o modelo é montado ganha sistema de reciclagem de ciclo fechado

O novo Nissan Qashqai é o segundo modelo global da marca japonesa construído com a maior parte de seus painéis de fechamento — capô, portas e paralamas dianteiros — produzidos com alumínio. Isso faz com que a carroceria do SUV de porte médio, produzido na fábrica em Sunderland, na Inglaterra, seja 60 quilos mais leve do que a geração anterior.

A Nissan ressalta que essa redução no peso da carroceria contribui para a melhoria da eficiência energética do modelo (reduzindo consumo de combustível e as emissões de gases formadores do efeito estufa) e permite acomodar novas tecnologias no modelo, como o powertrain híbrido. 

Com o incremento do conteúdo de alumínio, o Qashqai segue os passos do Rogue, SUV de dimensões semelhantes vendido no mercado norte-americano, lançado no final de 2020. 

A adoção dos painéis de alumínio no Qashqai fez com que a planta de Sunderland, onde ele é produzido, adotasse um processo de reciclagem de ciclo fechado. Durante a estampagem, a sucata primária é separada por tipo de liga de alumínio, o que é fundamental para que o material possa ser reinserido na cadeia produtiva.

Sunderland também recebeu uma nova instalação responsável por triturar a sucata, chamada Cyclone, com capacidade para processar até 7 toneladas por hora. Depois, o material é encaminhado para os fornecedores, retornando para o processo de produção das chapas. 

“O uso do alumínio no novo Qashquai é um grande exemplo da nossa busca incessante por fazer com que os veículos e processos sejam mais sustentáveis. Continuamos a melhorar a eficiência e a sustentabilidade das operações de produção e Sunderland tem um papel central no comprometimento da companhia com a neutralidade de carbono”, disse Alan Johnson, vice-presidente de Manufatura da Nissan Motor UK. 

O executivo faz referência ao compromisso da Nissan de ser uma empresa carbono neutro até 2050, no que se refere às operações, processos produtivos e no ciclo de vida de seus produtos. Vale ressaltar que a produção de produtos de alumínio a partir da reciclagem de sucata economiza mais de 90% da energia que seria necessária para produzir os mesmos produtos a partir do metal primário.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima