All-new Nissan Qashqai

Novo Nissan Qashqai adota painéis de alumínio

Carroceria da nova geração está 60 quilos mais leve. Planta inglesa onde o modelo é montado ganha sistema de reciclagem de ciclo fechado

O novo Nissan Qashqai é o segundo modelo global da marca japonesa construído com a maior parte de seus painéis de fechamento — capô, portas e paralamas dianteiros — produzidos com alumínio. Isso faz com que a carroceria do SUV de porte médio, produzido na fábrica em Sunderland, na Inglaterra, seja 60 quilos mais leve do que a geração anterior.

A Nissan ressalta que essa redução no peso da carroceria contribui para a melhoria da eficiência energética do modelo (reduzindo consumo de combustível e as emissões de gases formadores do efeito estufa) e permite acomodar novas tecnologias no modelo, como o powertrain híbrido. 

Com o incremento do conteúdo de alumínio, o Qashqai segue os passos do Rogue, SUV de dimensões semelhantes vendido no mercado norte-americano, lançado no final de 2020. 

A adoção dos painéis de alumínio no Qashqai fez com que a planta de Sunderland, onde ele é produzido, adotasse um processo de reciclagem de ciclo fechado. Durante a estampagem, a sucata primária é separada por tipo de liga de alumínio, o que é fundamental para que o material possa ser reinserido na cadeia produtiva.

Sunderland também recebeu uma nova instalação responsável por triturar a sucata, chamada Cyclone, com capacidade para processar até 7 toneladas por hora. Depois, o material é encaminhado para os fornecedores, retornando para o processo de produção das chapas. 

“O uso do alumínio no novo Qashquai é um grande exemplo da nossa busca incessante por fazer com que os veículos e processos sejam mais sustentáveis. Continuamos a melhorar a eficiência e a sustentabilidade das operações de produção e Sunderland tem um papel central no comprometimento da companhia com a neutralidade de carbono”, disse Alan Johnson, vice-presidente de Manufatura da Nissan Motor UK. 

O executivo faz referência ao compromisso da Nissan de ser uma empresa carbono neutro até 2050, no que se refere às operações, processos produtivos e no ciclo de vida de seus produtos. Vale ressaltar que a produção de produtos de alumínio a partir da reciclagem de sucata economiza mais de 90% da energia que seria necessária para produzir os mesmos produtos a partir do metal primário.

Veja também:

Alcoa Wheels lança roda de alumínio 3 kg mais leve

A Alcoa Wheels – divisão de rodas de alumínio forjadas da Howmet Aerospace – lançou o modelo Ultra One, considerada a mais leve do mercado de veículos comerciais. Com 8,25 x 22,50″ de dimensão, pesa 47% menos do que a roda similar de aço. Além disso, é 3 kg mais leve em comparação à geração

Métodos de união de materiais para ligas de alumínio automotivas

Nos últimos anos, a tendência de redução de peso dos veículos vem sendo discutida em diversos países. O debate inclui a maior aplicação de ligas de alumínio em estruturas veiculares, viabilizando o alcance de melhores índices de consumo de combustível e emissões de gases poluentes, além de maior autonomia da bateria dos veículos elétricos. Nos

Conheça o Czinger C21, hipercarro de alumínio feito em impressoras 3D

A Czinger, startup americana que desenvolveu o C21 — veículo esportivo de alta performance produzido a partir de um inovador sistema de produção baseado em manufatura aditiva metálica — revelou algumas especificações do modelo. Anunciado em março de 2020, o hipercarro deve ter a primeira das 80 unidades que serão fabricadas entregue no final deste

Rolar para cima