Blondine (1)

Cervejarias artesanais usam garrafas de alumínio para destacar linhas exclusivas

Consolidada no exterior, embalagem tem potencial de crescimento no país por ser versátil, sustentável e bonita

Sustentáveis, com design marcante e diversas opções de rotulagem, as garrafas de alumínio vão além no quesito vantagens necessárias para o envasamento de bebidas e são até objetos de desejo entre os colecionadores. O alto valor agregado e a capacidade de diferenciação de produtos têm chamado atenção no Brasil.

 A Cervejaria Roots – nascida em Curitiba há cerca de quatro anos com a proposta de resgatar o que chama de ‘cerveja raiz’ – investiu na ideia das garrafas de alumínio de 473 ml no ano passado, quando se deparou com a falta de embalagens de vidro, ocasionada pela pandemia da Covid-19.

“Embora 90% das marcas tenham partido para a lata, não queríamos ser mais uma no mercado. Aproveitamos o gancho para lançar, utilizando garrafas de alumínio, a linha de cervejas ‘Lendas do Rock’ em homenagem aos músicos Nasi (banda Ira), Mingau (baixista do Ultrage a Rigor) e Lobão”, conta Devanir Avigo Júnior, sócio proprietário e mestre cervejeiro da empresa.

Os rótulos das bebidas foram reestilizados e aplicados inicialmente no formato de adesivo. Neste ano, a Cervejaria Roots desenvolveu um método próprio de impressão por meio de sublimação — há outras tecnologias disponíveis.

A adoção da embalagem metálica possibilitou a criação do projeto Roots Experience. No Dia das Mães, por exemplo, os clientes enviaram os nomes das mulheres homenageadas e a cervejaria customizou as embalagens. A ação contribuiu para lembrança da marca, já que o produto, provavelmente, ficou exposto na casa dos consumidores.

A Cervejaria Roots desenvolveu um método próprio de impressão nas garrafas de alumínio por meio de sublimação

Entre as vantagens da garrafa de alumínio está a facilidade no transporte, já que o produto não apresenta quebra, evitando prejuízos nas vendas realizadas via e-commerce. Além disso, é exclusiva. Antes, só era possível encontrá-la nos Estados Unidos.

“Os clientes costumam guardá-la como suvenir e até para tomar água no trabalho”, comenta Junior.

Outra característica positiva é a excelente condução de calor, atributo que permite gelar a bebida com mais rapidez.

“Se topar a cerveja direto no bico, a sensação é gostosa e muito boa no verão. O produto teve boa aceitação na praia, pois os consumidores não o largam na areia, reduzindo o lixo no local”, destaca o mestre cervejeiro.

Feedback positivo
Já a Cervejaria Blondine, com fábrica em Itupeva, interior de São Paulo, apostou na garrafa de alumínio com 473 ml em 2019, quando desenvolveu uma ação em parceria com o Bar do Cofre, instalado no cofre do antigo Banco do Estado de São Paulo (Banespa), hoje conhecido como Farol Santander, no centro da capital.

“O espaço é um ícone e era bem concorrido para termos nossa cerveja no cardápio. Adquirimos um volume bem limitado da garrafa de alumínio, envasamos e apresentamos para os proprietários do estabelecimento, os quais ficaram apaixonados pela ideia. Hoje eles são os únicos que servem a nossa bebida na embalagem metálica”, revela Aloisio Farah Xerfan, sócio fundador da Blondine.

Segundo Xerfan, a Blondine tem um feedback muito positivo de desejo de consumo do produto, mas o custo alto ainda é um desafio. A bebida é indicada para os bares cervejeiros, em volumes menores.

“Minha batalha é conseguir desenvolver um projeto para colocá-la no varejo com rentabilidade boa. De qualquer forma, o produto é uma novidade e, como somos uma indústria de inovações, isso é fantástico”, ressalta.

Cervejaria Blondine: apostou na garrafa de alumínio quando desenvolveu uma ação em parceria com o Bar do Cofre, em São Paulo

Consolidadas no exterior
As garrafas de alumínio estão bem estabelecidas no mercado internacional, envasando cerveja, bebidas carbonatadas, energéticos, hard seltzers e água mineral, entre outras categorias.

 Com know-how de quase 20 anos nos Estados Unidos, a Trivium Packaging adaptou há pouco mais de um ano a fábrica localizada na Argentina para produção das primeiras garrafas de alumínio na região. Dessa forma, tem oferecido para a América do Sul as embalagens no formato ale house, em diferentes tamanhos, que chegam até 473 ml.

Um dos cases de sucesso é o da Proud Source Water, marca que embalou 100% de seu produto em garrafas de alumínio da Trivium Packaging e divulgou a mensagem “planet over plastic” com imagens exclusivas na embalagem. Desde o lançamento em 2018, a empresa tem apresentado crescimento exponencial.

De acordo com Arthur Lacerda Souza, especialista em Excelência Comercial da Trivium Packaging na América Latina, além de ser uma escolha sustentável, uma vez que o alumínio é reciclado infinitamente, há diversas opções de diferenciação das garrafas.

 

“O tamanho e o formato podem ser tanto padronizados, como personalizados e exclusivos, permitindo aos fabricantes tornar o seu produto único e se destacar na multidão”, explica Souza.

Para a Trivium Packaging, há interesse do mercado por soluções que atendam a pequenas tiragens

Em relação à indústria de bebidas, há interesse por essas soluções pela possibilidade de produção de pequenas tiragens, quando comparadas com embalagens tradicionais.

“Isso representa uma solução inteligente, permitindo despender menos com o invólucro e ter flexibilidade para investir em marketing, vendas e outros recursos mais importantes para promoção da empresa”, comenta o especialista.

Quem também atua nesse mercado é a Ball Corporation. A empresa disponibiliza garrafas de alumínio rosqueadas que permitem o fechamento com a tampa (threaded re-closable) e com abertura padrão da tampa (pry-off) em tamanhos que variam entre 8 e 16 onças (236 a 473 ml). Ambas são produzidas com a tecnologia de extrusão por impacto. Adicionalmente, a companhia produz as garrafas Alumitek rosqueadas com tecnologia DWI (draw and wall iron).

Na visão de Sergio Marçal, diretor de Vendas da Ball, divisão de Aerosol Packaging no Brasil, seguindo a tendência dos mercados internacionais, há um grande potencial para as garrafas de alumínio prosperarem no país.

Ball Corporation: empresa disponibiliza garrafas rosqueadas em tamanhos que variam 236 a 473 ml.

“Elas resultam em uma verdadeira solução de economia circular e são facilmente adaptáveis nas linhas de envases existentes. Nossas garrafas oferecem acabamento único, principalmente com uso da tecnologia de impressão Eyeris, que se aproxima à qualidade fotográfica”, afirma.

O executivo acrescenta que a Ball pode oferecer o seu portfólio inicialmente via importação e, em seguida, com produção a depender das necessidades e volumes dos clientes locais.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima