2022 Ford F-150 Lightning Lariat. Pre-production model with available features shown. Available starting spring 2022. Always consult the owner’s manual before off-road driving, know your terrain and trail difficulty and use appropriate safety gear.

Ford revela informações iniciais sobre a F-150 Lightning

Primeiro veículo produzido em larga escala a adotar carroceria integral em alumínio, a picape ganhará versão 100% elétrica

As primeiras informações e imagens da Ford F-150 Lightning, versão 100% elétrica da picape campeã de vendas do mercado norte-americano de veículos leves há décadas, foram reveladas oficialmente. Embora a previsão de chegada às lojas seja apenas para meados de 2022, o veículo está disponível em esquema de pré-venda.

O modelo será produzido no complexo de Dearnborn, nos arredores de Detroit, em novas instalações de alta tecnologia, usando processos de manufatura sustentável. De acordo com a Ford, a F-150 Lightning é um dos pilares da companhia em seu plano global, avaliado em US$ 22 bilhões, para liderar a eletrificação em vários segmentos. 

“Para a Ford e para a indústria automobilística norte-americana, a F-150 Lightning representa um momento decisivo. Estamos indo em direção a um futuro de zero emissão e totalmente digitalizado e conectado. A F-150 é a espinha dorsal do trabalho pelo país, um verdadeiro ícone. Agora nós a estamos revolucionando para a próxima geração”, disse Bill Ford, presidente-executivo da Ford Motor Company. 

A picape será equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo. Também serão disponibilizadas duas opções de potência, com 432 ou 571 cv. Serão oferecidos quatro modos de condução: normal, sport, off-road e tow/haul (reboque). 

O torque máximo será de 107,5 kgfm, o maior já visto na história da família F-150. A aceleração de 0 a 100 km/h será feita em, “aproximadamente”, 4 segundos, superando a marca atual da versão de alta performance, a F-150 Raptor, em um segundo.

A Ford F-150 Lightning virá com duas opções de bateria. Os dados de capacidade de armazenamento não foram revelados, mas terão autonomia declarada de 370 e 483 km. Para esta última, um carregador rápido de 150 kW irá restaurar 80% da carga em apenas 41 minutos — sendo que uma carga de apenas 10 minutos já restaura 86 km de autonomia. Já em um carregador doméstico, o tempo para chegar a 80% da carga é de 8 horas. 

A Ford ainda tem outras novidades para a F-150 Lightning. A primeira é um compartimento de carga frontal, localizado onde tradicionalmente estaria o motor à combustão, com capacidade para 400 L e até 180 kg. Outra é o Ford Power-Up, sistema de atualização de software remoto. 

Graças à sua capacidade elétrica, outro recurso disponível é o Pro Power Onboard, ferramenta que permite que a picape alimente equipamentos elétricos — segundo a Ford, ela pode abastecer o consumo de uma casa por até três dias. 

“Nosso objetivo não é fazer uma picape para poucos. A Ford está comprometida com a construção de uma picape que resolve problemas reais de pessoas reais. A F-150 Lightning entrega tudo que os veículos elétricos oferecem, mas vai além do torque instantâneo, mais a capacidade de trabalho que se espera de uma picape construída sob a filosofia ‘Build Ford Tough’ e uma grande capacidade de reboque”, disse Kumar Galhotra, presidente da Ford Americas e Mercados Internacionais. 

A Ford F-150 foi o primeiro veículo de produção em larga escala no mundo a adotar a carroceria integral de alumínio, em 2014, quando foi lançada a sua 13ª geração. A escolha do alumínio proporcionou redução de peso de 15% a 20%, dependendo da versão, reduzindo o consumo de combustível e emissões, além de melhorar o seu desempenho.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima