20210524113912-img-0429

Carros elétricos serão usados pela Polícia Militar do Espírito Santo

Iniciativa faz parte de pesquisa sobre a viabilidade ambiental e econômica desses veículos

O governo do estado do Espírito Santo adquiriu dez carros elétricos do modelo Bolt, da Chevrolet, para realizar estudos em bases empíricas sobre mobilidade elétrica, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas.

O crescimento da frota de automóveis elétricos é um bom sinal para o setor do alumínio. A leveza e resistência do metal o tornam aptos para esse tipo de carro e podem impulsionar o consumo do material pelo segmento automotivo.

O projeto de pesquisa terá o custo de R$ 3,3 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), e envolve a parceria de várias instituições públicas e privadas. Outros R$ 1,5 milhão serão investidos pela EDP Smart na instalação e manutenção de dez eletropostos.

Na fase inicial, nove veículos ficarão sob responsabilidade da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e irão compor a frota da patrulha escolar. O outro automóvel ficará à disposição da Casa Militar da Governadoria do Estado (CM).

“Adquirimos os carros e vamos utilizá-los durante 30 meses. São veículos mais caros, mas que têm um custo menor de manutenção, além de serem ecologicamente corretos. No final desse período, a pesquisa apresentará dados sobre o custo-benefício e eficiência no trabalho. Somos o primeiro estado a introduzir veículos elétricos na Polícia Militar. Escolhemos a patrulha escolar, pois são viaturas que rodam longos trechos durante o dia e podem nos dar dados precisos. Vários países já colocaram datas para o fim dos veículos à combustão e o Espírito Santo não pode ficar para trás”, explicou Renato Casagrande, governador capixaba.

Reginaldo Barbosa Nunes, coordenador do projeto e professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), explica as vantagens e aplicações da pesquisa.

“Com o monitoramento da frota podemos construir modelos que vão avaliar e indicar ações futuras para o estabelecimento deste novo paradigma, tornando seu desenvolvimento viável e sustentável. Ações como a reestruturação da matriz energética para suprir o abastecimento da frota, a alocação de novos eletropostos e realocação dos existentes, geração da mão de obra especializada e capaz de alavancar negócios relacionados, além de criar subsídios para estruturação de políticas públicas para a expansão sustentável da mobilidade urbana”, disse.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima