20210524113912-img-0429

Carros elétricos serão usados pela Polícia Militar do Espírito Santo

Iniciativa faz parte de pesquisa sobre a viabilidade ambiental e econômica desses veículos

O governo do estado do Espírito Santo adquiriu dez carros elétricos do modelo Bolt, da Chevrolet, para realizar estudos em bases empíricas sobre mobilidade elétrica, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas.

O crescimento da frota de automóveis elétricos é um bom sinal para o setor do alumínio. A leveza e resistência do metal o tornam aptos para esse tipo de carro e podem impulsionar o consumo do material pelo segmento automotivo.

O projeto de pesquisa terá o custo de R$ 3,3 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), e envolve a parceria de várias instituições públicas e privadas. Outros R$ 1,5 milhão serão investidos pela EDP Smart na instalação e manutenção de dez eletropostos.

Na fase inicial, nove veículos ficarão sob responsabilidade da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e irão compor a frota da patrulha escolar. O outro automóvel ficará à disposição da Casa Militar da Governadoria do Estado (CM).

“Adquirimos os carros e vamos utilizá-los durante 30 meses. São veículos mais caros, mas que têm um custo menor de manutenção, além de serem ecologicamente corretos. No final desse período, a pesquisa apresentará dados sobre o custo-benefício e eficiência no trabalho. Somos o primeiro estado a introduzir veículos elétricos na Polícia Militar. Escolhemos a patrulha escolar, pois são viaturas que rodam longos trechos durante o dia e podem nos dar dados precisos. Vários países já colocaram datas para o fim dos veículos à combustão e o Espírito Santo não pode ficar para trás”, explicou Renato Casagrande, governador capixaba.

Reginaldo Barbosa Nunes, coordenador do projeto e professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), explica as vantagens e aplicações da pesquisa.

“Com o monitoramento da frota podemos construir modelos que vão avaliar e indicar ações futuras para o estabelecimento deste novo paradigma, tornando seu desenvolvimento viável e sustentável. Ações como a reestruturação da matriz energética para suprir o abastecimento da frota, a alocação de novos eletropostos e realocação dos existentes, geração da mão de obra especializada e capaz de alavancar negócios relacionados, além de criar subsídios para estruturação de políticas públicas para a expansão sustentável da mobilidade urbana”, disse.

Veja também:

Alumínio na rota da inovação automotiva

O alumínio está assumindo um papel cada vez mais central no setor automotivo, impulsionado por uma tendência global de crescimento no consumo de produtos feitos com esse metal. Segundo o Anuário Estatístico do Alumínio de 2022 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e projeções do International Aluminium Institute (IAI), espera-se um aumento de 40% na

Alcoa Wheels lança roda forjada de alumínio para transporte comercial

A Alcoa Wheels, empresa global especializada na fabricação de rodas forjadas de alumínio, apresentou recentemente mais um produto da linha Ultra ONE de rodas ultraleves. O modelo Ultra ONE, de 8,25″ × 22,50″, é uma versão melhorada da geração anterior e emprega a liga patenteada Alcoa MagnaForce, oferecendo uma resistência 17% maior do que a

Rolar para cima
Rolar para cima