DEARBORN, MI., Nov 11, 2014--The all new 2015 Ford F150 being built at Ford Motor Company's Dearborn Truck Plant.  Photo by: Sam VarnHagen/Ford

Os benefícios da reciclagem do alumínio automotivo

Reaproveitamento do metal aplicado em veículos produzidos em massa proporciona ganhos econômicos e ambientais, diz pesquisa

O estudo The Coming Wave of Aluminum Sheet Scrap in the United States, da Universidade de Michigan, aponta que a sucata secundária do alumínio automotivo atingirá o seu pico na próxima década nos Estados Unidos. Isso ocorrerá quando os primeiros modelos com alto conteúdo de alumínio – principalmente chapas de carroceria – e produção em grande escala chegarão ao final de seu ciclo de vida.

A 13ª geração do Ford F-150, lançado em 2014, foi o primeiro veículo produzido em massa a adotar carroceria integral de alumínio — seguida nos anos seguintes pelo Ford Super Duty, Ford Expedition e Lincoln Navigator. Atualmente, esses quatro modelos respondem por 61% do consumo das chapas de alumínio automotivo da frota produzida pela indústria norte-americana. 

A pesquisa, conduzida pela Universidade de Michigan em parceria com a Ford e a Light Metals Consultants, ressalta que, quando esses modelos começarem a chegar ao final do seu ciclo de vida e forem enviados para a reciclagem, virão à tona outros benefícios — econômicos e ambientais — proporcionados pelo alumínio.

Isso porque o metal, infinitamente reciclável, consome apenas 5% da energia que seria necessária para a produção da mesma quantidade de alumínio primário. Além da redução de custos, também haverá queda nas emissões de gases do efeito estufa na mesma proporção, o que ajudará os fabricantes de automóveis a reduzir suas pegadas de carbono. 

A previsão é de que, em 2035, a sucata das chapas de alumínio automotivo chegue a 125 kg/t/ano, devendo chegar a 246 em 2050. Dessa forma, o alumínio reciclado atenderá cerca de 45% da demanda da indústria automobilística norte-americana, alcançando 80% em 2050.  

Além disso, inúmeros estudos independentes confirmam que, em todo o ciclo de vida, o alumínio oferece menor pegada de carbono em comparação ao aço. 

“Pesquisas como essa são a chave para entender como o processo de descarbonização na fabricação de automóveis, com o uso de materiais sustentáveis como o alumínio, resulta em dividendos econômicos e ambientais quando os veículos chegam ao seu final de ciclo de vida”, ressalta Marshall Wang, especialista-sênior de Sustentabilidade da Aluminum Association.

O aumento esperado da quantidade de sucata de alumínio para processamento também representa grande oportunidade para os recicladores. Eles poderão entrar em um mercado de maior valor agregado, comercializando produtos de alumínio transformados mecanicamente, ao invés de apenas ligas fundidas.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima