High-voltage power lines at sunset. electricity distribution station

Vantagens do alumínio: metal oferece excelente condutividade elétrica

Característica faz com que o material seja cada vez mais usado em cabos de energia

O alumínio tem uma série de características que o tornam ideal para o setor de cabos. Em seu estado puro tem condutividade elétrica de 62%, segundo o International Annealed Copper Standard (IACS). O índice não é o mesmo que o do cobre (100%, de acordo com o IACS), porém, ao se somar a condutividade à extrema leveza e facilidade de montagem e manutenção que confere aos sistemas, o metal se torna um aliado importante do segmento.

“Quando aumentamos a seção do cabo de alumínio em 28%, temos a mesma capacidade de condução do cabo de cobre e, ainda assim, a metade do seu peso. Além disso, o custo do metal com base no London Metal Exchange (LME) corresponde a apenas 1/5 do cobre. É um grande diferencial, tornando a aplicação desses cabos muito mais vantajosa”, explica Sidnei Ueda, engenheiro especialista da Alubar.

Os cabos de alumínio têm sido utilizados no País principalmente nos setores de distribuição e transmissão de energia, em diferentes formatos: protegidos para linhas aéreas, isolados aéreos de baixa tensão e isolados de média e alta tensão subterrâneos, além de específicos para o setor de energias renováveis.

A sua leveza, 70% maior do que a do cobre, reduz o número de torres de transmissão instaladas. Isso porque o metal consegue percorrer longas distâncias, diferente dos cabos de cobre. Estes últimos, por serem mais pesados, têm um valor maior das catenárias (curvas formadas sob o próprio peso do material puxado pela gravidade).

“Em regiões serranas, a dificuldade para instalação de linhas é maior. Nesse caso, o alumínio reduz a necessidade de muitas torres”, explica Ayrton Filleti, presidente-emérito da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Junte-se a isso a facilidade que o material traz para o transporte e o manuseio.

Para Marcondes Silvestre Takeda, gerente de Engenharia de Aplicação do Grupo Prysmian, os cabos de alumínio também possuem risco menor de serem furtados em relação aos de cobre.

“Isso é importante porque, quando o furto ocorre em redes já instaladas, além da própria perda do material ocorre todo tipo de prejuízo relacionado com a interrupção do fornecimento de energia”, explica.

Quando os materiais se complementam no mercado
O alumínio e o cobre são os metais mais utilizados como condutores em cabos elétricos porque possuem baixa resistividade, excelente eficiência, além de serem dúcteis e resistentes à corrosão quando instalados corretamente.

“A realidade do mercado torna oportuna a utilização desses materiais em tantos cenários de instalação que um acaba complementando o outro”, destaca Takeda.

O executivo reforça que as áreas de aplicação de ambos os materiais são relativamente distintas e relacionadas à diferença de densidade. Como regra geral, o cobre é usado como condutor elétrico para aplicações em que a minimização do volume e a flexibilidade são importantes, como no cabeamento em equipamentos elétricos.

 Por outro lado, o alumínio é usado nos cenários em que a minimização da massa é importante. Os cabos de cobre pesam mais do que os de alumínio e isso faz diferença em áreas em que o peso é algo a se evitar, como nas citadas linhas de transmissão.

Sustentabilidade
Luiz Henrique Caveagna, diretor geral da Termomecanica, ressalta como outro diferencial a sustentabilidade do alumínio, já que desde a mineração de bauxita são usados métodos modernos que incluem o reflorestamento das áreas logo após a extração. Além disso, o metal é infinitamente reciclável. 

“Na reciclagem, para cada t de alumínio produzida, economizamos 4,5 t de minério de bauxita, com a consequente preservação das minas e paisagens. A reciclagem também despeja apenas 5% de partículas na atmosfera em relação a mesma quantidade do material fabricado a partir do minério”, conta. “E nossa produção primária, saliente-se, é feita a partir de energia limpa”, conclui.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima