jaguar-i-pace-7

Novelis tem nova liga de alumínio para o mercado automotivo

Advanz 7UHS-s701 oferece potencial de redução de peso 40% superior aos aços formados a quente de ultra-alta-resistência

A Novelis está colocando à disposição do mercado a Advanz 7UHS-s701, sua nova liga de alumínio de ultra alta resistência. Desenvolvida especialmente para o segmento automobilístico, a solução deve ser usada em componentes estruturais de segurança para automóveis de passageiros.

As principais aplicações são direcionadas aos reforços estruturais das colunas A e B, além das barras de proteção de portas – as quais protegem diretamente os ocupantes da cabine em caso de capotagens e impactos laterais, respectivamente. Outros usos incluem soleiras, trilhos de teto e reforços de túneis no assoalho.

A liga oferece as mesmas funcionalidades e desempenho dos aços de ultra alta resistência formados a quente, mas com potencial de redução de peso até 40% superior.

“A tecnologia s701 representa o futuro dos materiais de alta resistência nas aplicações automotivas e oferece uma clara alternativa aos mais avançados produtos de aço”, explica Philippe Meyer, vice-presidente-sênior e CTO da Novelis.

O executivo ainda ressalta que o alumínio é o principal material escolhido pelas fabricantes para a redução de peso — e a nova liga lhes dará mais flexibilidade para seus projetos.

“Agora, oferecemos uma solução que os ajudará a produzir veículos ainda mais seguros, leves e com melhor desempenho.”

Segundo a Novelis, além dos carros de passageiros — equipados com motor de combustão interna, híbridos ou elétricos puros —, a nova liga também pode ser utilizada na produção de veículos comerciais. 

A Advanz 7UHS-s701 pode ser tratada com o processo de endurecimento, conferindo aos produtos uma vida útil muito maior, o que, segundo a empresa, pode proporcionar aos fabricantes de automóveis maior flexibilidade junto à cadeia de suprimentos.

Como a Advanz 7UHS-s701 também é compatível com a estampagem a quente, a Novelis está trabalhando em conjunto com a Telos Global, empresa especializada nesse tipo de processo. O novo produto permite ainda que a sucata coletada no processo de fabricação alimente o processo de reciclagem em ciclo fechado.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima