jaguar-i-pace-7

Novelis tem nova liga de alumínio para o mercado automotivo

Advanz 7UHS-s701 oferece potencial de redução de peso 40% superior aos aços formados a quente de ultra-alta-resistência

A Novelis está colocando à disposição do mercado a Advanz 7UHS-s701, sua nova liga de alumínio de ultra alta resistência. Desenvolvida especialmente para o segmento automobilístico, a solução deve ser usada em componentes estruturais de segurança para automóveis de passageiros.

As principais aplicações são direcionadas aos reforços estruturais das colunas A e B, além das barras de proteção de portas – as quais protegem diretamente os ocupantes da cabine em caso de capotagens e impactos laterais, respectivamente. Outros usos incluem soleiras, trilhos de teto e reforços de túneis no assoalho.

A liga oferece as mesmas funcionalidades e desempenho dos aços de ultra alta resistência formados a quente, mas com potencial de redução de peso até 40% superior.

“A tecnologia s701 representa o futuro dos materiais de alta resistência nas aplicações automotivas e oferece uma clara alternativa aos mais avançados produtos de aço”, explica Philippe Meyer, vice-presidente-sênior e CTO da Novelis.

O executivo ainda ressalta que o alumínio é o principal material escolhido pelas fabricantes para a redução de peso — e a nova liga lhes dará mais flexibilidade para seus projetos.

“Agora, oferecemos uma solução que os ajudará a produzir veículos ainda mais seguros, leves e com melhor desempenho.”

Segundo a Novelis, além dos carros de passageiros — equipados com motor de combustão interna, híbridos ou elétricos puros —, a nova liga também pode ser utilizada na produção de veículos comerciais. 

A Advanz 7UHS-s701 pode ser tratada com o processo de endurecimento, conferindo aos produtos uma vida útil muito maior, o que, segundo a empresa, pode proporcionar aos fabricantes de automóveis maior flexibilidade junto à cadeia de suprimentos.

Como a Advanz 7UHS-s701 também é compatível com a estampagem a quente, a Novelis está trabalhando em conjunto com a Telos Global, empresa especializada nesse tipo de processo. O novo produto permite ainda que a sucata coletada no processo de fabricação alimente o processo de reciclagem em ciclo fechado.

Veja também:

Albras ocupa segunda posição no ranking nacional de comercialização da liga PFA

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro na produção de alumínio primário, tem se destacado no mercado de liga PFA (lingote com liga de silício), utilizada em larga escala pela indústria automotiva. Desde o lançamento do produto no seu portfólio, em 2019, a empresa ampliou em 100% a produção e já é a segunda maior

Mercedes-Benz lança o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no Brasil

A Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no mercado brasileiro, denominado eO500U. A previsão é que o modelo esteja disponível em 2022. O eO500U foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora e amplamente testado na Alemanha. Com rodas de alumínio, o modelo terá autonomia de até 250 km, a maior entre

BMW apresenta o iX, SUV 100% elétrico e com carroceria de alumínio

O BMW iX, utilitário-esportivo que será vendido a partir de novembro nos principais mercados mundiais, é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular destinada a carros elétricos da montadora alemã. E, dessa forma, é o primeiro carro desenvolvido pela marca nascido de um projeto pensado como 100% elétrico desde os rascunhos iniciais.  Em

Rolar para cima