jaguar-i-pace-7

Novelis tem nova liga de alumínio para o mercado automotivo

Advanz 7UHS-s701 oferece potencial de redução de peso 40% superior aos aços formados a quente de ultra-alta-resistência

A Novelis está colocando à disposição do mercado a Advanz 7UHS-s701, sua nova liga de alumínio de ultra alta resistência. Desenvolvida especialmente para o segmento automobilístico, a solução deve ser usada em componentes estruturais de segurança para automóveis de passageiros.

As principais aplicações são direcionadas aos reforços estruturais das colunas A e B, além das barras de proteção de portas – as quais protegem diretamente os ocupantes da cabine em caso de capotagens e impactos laterais, respectivamente. Outros usos incluem soleiras, trilhos de teto e reforços de túneis no assoalho.

A liga oferece as mesmas funcionalidades e desempenho dos aços de ultra alta resistência formados a quente, mas com potencial de redução de peso até 40% superior.

“A tecnologia s701 representa o futuro dos materiais de alta resistência nas aplicações automotivas e oferece uma clara alternativa aos mais avançados produtos de aço”, explica Philippe Meyer, vice-presidente-sênior e CTO da Novelis.

O executivo ainda ressalta que o alumínio é o principal material escolhido pelas fabricantes para a redução de peso — e a nova liga lhes dará mais flexibilidade para seus projetos.

“Agora, oferecemos uma solução que os ajudará a produzir veículos ainda mais seguros, leves e com melhor desempenho.”

Segundo a Novelis, além dos carros de passageiros — equipados com motor de combustão interna, híbridos ou elétricos puros —, a nova liga também pode ser utilizada na produção de veículos comerciais. 

A Advanz 7UHS-s701 pode ser tratada com o processo de endurecimento, conferindo aos produtos uma vida útil muito maior, o que, segundo a empresa, pode proporcionar aos fabricantes de automóveis maior flexibilidade junto à cadeia de suprimentos.

Como a Advanz 7UHS-s701 também é compatível com a estampagem a quente, a Novelis está trabalhando em conjunto com a Telos Global, empresa especializada nesse tipo de processo. O novo produto permite ainda que a sucata coletada no processo de fabricação alimente o processo de reciclagem em ciclo fechado.

Veja também:

Projeto nos Estados Unidos busca aprimorar reciclagem de chapas de alumínio automotivo

O The Clean Sheet Project, liderado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, vai estabelecer diretrizes para aprimorar a eficiência na reciclagem das chapas de alumínio automotivo. A Aluminum Association faz parte da equipe de pesquisa, a qual ainda conta com a participação da Novelis, Ford, Argonne National Laboratory e Institute of Scrap Recycling Industries. 

A revolução industrial do alumínio no setor automotivo

Escrito por Pedro Bamberg O uso de ligas de aluminio pela indústria automotiva é um dos principais pontos-chave para que as montadoras consigam atingir demandas importantes e sustentáveis quanto a limites de emissão de gases poluentes, consumo de combustível, segurança e performance. A substituição das convencionais ligas de aço por ligas de alumínio resultam em

Os benefícios da reciclagem do alumínio automotivo

O estudo The Coming Wave of Aluminum Sheet Scrap in the United States, da Universidade de Michigan, aponta que a sucata secundária do alumínio automotivo atingirá o seu pico na próxima década nos Estados Unidos. Isso ocorrerá quando os primeiros modelos com alto conteúdo de alumínio – principalmente chapas de carroceria – e produção em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima