China Jiangsu metal processing plant workshop, a library of aluminum ingots

Medidas para eliminar geração de carbono podem diminuir oferta de alumínio chinês

Com maior fiscalização local, país deve frear as empresas que usam energia oriunda do carvão

Existem indícios de que a China esteja tomando medidas para controlar a produção de alumínio, a fim de cumprir a meta de neutralidade de carbono até 2060. E isso pode alterar o cenário de longo prazo no setor, revela Roy Harvey, CEO da Alcoa Corporation, em entrevista à agência de notícias Bloomberg.

O governo chinês deve conter as empresas que dependem da energia gerada a partir do carvão. E há a expectativa de que uma fiscalização mais firme possa encerrar a expansão de décadas que tornou o país asiático o maior produtor global de alumínio, deslocando os principais players no âmbito internacional.

Em 2005, a China representava 24% de todo o metal primário produzido globalmente. Em 2019, saltou para 54%. No mesmo ano, respondeu por 77% da importação de bauxita, muito acima dos Estados Unidos, que ocuparam o 2º lugar, com apenas 4%.

“Do lado da oferta, o que é realmente importante é que a China começou a fazer cumprir suas leis e não está emitindo licenças de operação”, diz o CEO da Alcoa.

Harvey ainda observa forte recuperação da demanda na China e no resto do mundo. Esse fator, combinado com o fato de o país levar a sério sua pegada de carbono e metas ambientais, torna-o “muito otimista” em relação ao mercado.

“Vemos muito mais disciplina e previsibilidade em como esse fornecimento será feito. Os chineses estão administrando a economia para serem mais eficientes em termos de energia e estarem focados em eliminar o carbono. O processo levará muitos anos, mas começaram a colocar em prática agora”, conclui o executivo.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima