160321_Foto_Tipitix_RaoniGodinho

Fundo de Sustentabilidade Hydro lança projeto Tipitix no Pará

Iniciativa voltada à agricultura familiar tem parceria com a Fundação Mitsui Bussan do Brasil

O Tipitix – Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário, iniciativa de apoio à geração de renda em Barcarena, no Estado do Pará, tem como objetivo aumentar a qualidade e o valor agregado da produção local, principalmente da mandioca, para que alcance diferentes mercados.

Recém-lançado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro e Fundação Mitsui Bussan do Brasil, o programa pretende investir R$ 1,5 milhão para a instalação de uma unidade de beneficiamento na região.

Com duração de 12 meses, o Tipitix prevê a oferta de microcrédito para pessoas e organizações dos elos da cadeia de valor da mandioca. A expectativa é que atenda, em seu primeiro ano, 200 produtores familiares da planta e derivados.

O programa ainda vai desenvolver estratégias de marketing e comercialização para facilitar o acesso dos produtos ao mercado e a novos compradores, como pequenos estabelecimentos comerciais, operadores de restaurantes industriais e startups de inovação na cadeia agroalimentar.

O Instituto Peabiru será responsável pela administração inicial do projeto, até que seja fortalecido um grupo local para sua gestão. Além disso, fará a mobilização e seleção dos beneficiários da unidade de negócio. Saiba mais no edital de seleção.

“Por meio dessa parceria com a Fundação Mitsui Bussan do Brasil, pretendemos gerar valor e novos negócios na cadeia da mandioca, aperfeiçoando a sua organização, produção e comercialização. Apostamos no investimento de longo prazo em conhecimento, diálogo e capacitação técnica para melhoria da qualidade de vida na Amazônia”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor de Desenvolvimento Territorial da Hydro.

Tipitix: nome remete ao tipiti, artefato indígena usado no beneficiamento da mandioca e na cultura alimentar das comunidades

 

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima