Soltura períodica 2

MRN apoia programa de conservação de quelônios no oeste do Pará

Em 40 anos, iniciativa já devolveu cerca de 5 milhões de filhotes à natureza

A Mineração Rio do Norte (MRN) é parceria do Programa Quelônios do Rio Trombetas (PQT), que contribui com a sobrevivência da tartaruga-da-amazônia e de outras espécies que sofreram ameaça de extinção, como tracajás e pitiús da Reserva Biológica do Rio Trombetas (Rebio Trombetas).

Atualmente, o trabalho é desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) responsável pela gestão das Unidades de Conservação Federais, e conta ainda com parceria do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

A iniciativa, realizada desde os anos 1980, conta atualmente com mais de 100 comunitários quilombolas voluntários, totalizando 30 famílias que trabalham na proteção, manejo e monitoramento de ninhos, ovos e filhotes nos tabuleiros e praias de desova.

“Somando todos esses esforços, já foram devolvidos à natureza pelo menos 5 milhões de filhotes na Rebio Trombetas”, comenta Marco Aurélio da Silva, coordenador de Pesquisa e Monitoramento do Núcleo de Gestão Integrada Trombetas ICMBio.

“Os resultados positivos do Programa demonstram sua relevância para manter a conservação destas espécies no meio ambiente, principalmente dentro da Rebio Trombetas e a educação ambiental das comunidades desta região”, destaca Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias da MRN.

Segundo dados do Programa, até o final de janeiro, cerca de 80 mil filhotes serão devolvidos à natureza na temporada 2020/2021 do PQT na Rebio Trombetas.

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima