Soltura períodica 2

MRN apoia programa de conservação de quelônios no oeste do Pará

Em 40 anos, iniciativa já devolveu cerca de 5 milhões de filhotes à natureza

A Mineração Rio do Norte (MRN) é parceria do Programa Quelônios do Rio Trombetas (PQT), que contribui com a sobrevivência da tartaruga-da-amazônia e de outras espécies que sofreram ameaça de extinção, como tracajás e pitiús da Reserva Biológica do Rio Trombetas (Rebio Trombetas).

Atualmente, o trabalho é desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) responsável pela gestão das Unidades de Conservação Federais, e conta ainda com parceria do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

A iniciativa, realizada desde os anos 1980, conta atualmente com mais de 100 comunitários quilombolas voluntários, totalizando 30 famílias que trabalham na proteção, manejo e monitoramento de ninhos, ovos e filhotes nos tabuleiros e praias de desova.

“Somando todos esses esforços, já foram devolvidos à natureza pelo menos 5 milhões de filhotes na Rebio Trombetas”, comenta Marco Aurélio da Silva, coordenador de Pesquisa e Monitoramento do Núcleo de Gestão Integrada Trombetas ICMBio.

“Os resultados positivos do Programa demonstram sua relevância para manter a conservação destas espécies no meio ambiente, principalmente dentro da Rebio Trombetas e a educação ambiental das comunidades desta região”, destaca Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias da MRN.

Segundo dados do Programa, até o final de janeiro, cerca de 80 mil filhotes serão devolvidos à natureza na temporada 2020/2021 do PQT na Rebio Trombetas.

Veja também:

Covid-19: Alcoa transporta 200 cilindros de oxigênio para Juruti (PA) e região

Com o agravamento dos casos de Covid-19 no Pará, a Alcoa tem atuado para garantir a assistência médica para a população da região de Juruti, onde mantém uma operação com o minério de bauxita. Na terça-feira (26), a empresa realizou o transporte de 200 cilindros de oxigênio – adquiridos pelo Governo do Estado – tanto

ABAL anuncia mudança na presidência executiva

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) comunicou nesta terça-feira (26/01) que Milton Rego não ocupa mais o cargo de presidente-executivo da entidade. A decisão foi tomada em comum acordo com o Conselho Diretor. Segundo nota assinada pelo presidente do Conselho Diretor, Otavio Carvalheira, durante quase sete anos, Milton ajudou a consolidar a ABAL como porta-voz da indústria

Covid-19: MRN apoia instalação de rede de distribuição de oxigênio no Pará

Sensibilizada com o contexto da pandemia do novo coronavírus no Oeste do Pará, a Mineração Rio do Norte (MRN) anunciou o investimento de R$ 125 mil na obra para a instalação da rede de distribuição de oxigênio do Hospital de Oriximiná. O Objetivo é reforçar a infraestrutura para os atendimentos da região. Por solicitação da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima