Soltura períodica 2

MRN apoia programa de conservação de quelônios no oeste do Pará

Em 40 anos, iniciativa já devolveu cerca de 5 milhões de filhotes à natureza

A Mineração Rio do Norte (MRN) é parceria do Programa Quelônios do Rio Trombetas (PQT), que contribui com a sobrevivência da tartaruga-da-amazônia e de outras espécies que sofreram ameaça de extinção, como tracajás e pitiús da Reserva Biológica do Rio Trombetas (Rebio Trombetas).

Atualmente, o trabalho é desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) responsável pela gestão das Unidades de Conservação Federais, e conta ainda com parceria do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

A iniciativa, realizada desde os anos 1980, conta atualmente com mais de 100 comunitários quilombolas voluntários, totalizando 30 famílias que trabalham na proteção, manejo e monitoramento de ninhos, ovos e filhotes nos tabuleiros e praias de desova.

“Somando todos esses esforços, já foram devolvidos à natureza pelo menos 5 milhões de filhotes na Rebio Trombetas”, comenta Marco Aurélio da Silva, coordenador de Pesquisa e Monitoramento do Núcleo de Gestão Integrada Trombetas ICMBio.

“Os resultados positivos do Programa demonstram sua relevância para manter a conservação destas espécies no meio ambiente, principalmente dentro da Rebio Trombetas e a educação ambiental das comunidades desta região”, destaca Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias da MRN.

Segundo dados do Programa, até o final de janeiro, cerca de 80 mil filhotes serão devolvidos à natureza na temporada 2020/2021 do PQT na Rebio Trombetas.

Veja também:

MRN e Companhia de Gás do Pará unem forças para explorar gás natural

Com o intuito de aprimorar de forma contínua suas operações rumo a um futuro mais sustentável, a Mineração Rio do Norte (MRN) e a Companhia de Gás do Pará firmaram, em março, um Memorando de Entendimento (MoU) com duração de um ano. O objetivo é avaliar a viabilidade do uso de gás natural nas atividades

CBA promove curso sobre educação ambiental

De 20 a 21 de março, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) organizou o 22º Curso de Atualização em Educação Ambiental em Poços de Caldas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia, em São Paulo. A ação, integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA), é realizada em parceria com o Instituto Moleque Matreiro visando a

Alcoa oficializa programa Parque de Portas Abertas em Poços de Caldas (MG)

Em 2024, por meio do programa Parque de Portas Abertas (PDPA), a Alcoa Poços de Caldas, em Minas Gerais, pretende fortalecer seus laços com as comunidades de forma oficial. Escolas, organizações e moradores da região que tiverem interesse em conhecer o parque poderão se inscrever no edital da empresa para visitas. Os passeios ocorrem regularmente

Rolar para cima
Rolar para cima