04 Bromélia (Aechmea egleriana) (1)

MRN preza pela conservação de epífitas, plantas que vivem em árvores

Espécies de orquídeas e bromélias contribuem para o equilíbrio da natureza no Pará

A Mineração Rio do Norte (MRN) destaca o programa de resgate e reintrodução de epífitas na Floresta Nacional Saracá-Taquera, no Oeste paraense, onde mantém operações com mineração de bauxita. Desde 2008, o trabalho é coordenado por João Batista da Silva, pesquisador que se dedica há mais de 40 anos ao estudo da botânica.

Segundo o estudioso, essas plantas vivem em árvores e podem crescer do tronco até a copa, como as orquídeas e bromélias. Boas indicadoras de tempo e umidade, essas espécies viabilizam a sobrevivência de animais pequenos, como insetos, sinalizando o bom desenvolvimento do reflorestamento.

 As atividades de resgate ocorrem antes e após a etapa de supressão vegetal para a lavra mineral.

“A maior importância do nosso trabalho é repor à natureza parte do que foi retirado. Tratamos dessas plantas no epifitário, onde são identificadas, contadas, limpas e levadas de volta para serem repostas”, explica João Batista.

 Vladimir Moreira, diretor de Sustentabilidade da MRN, comenta que a iniciativa é importante para a conservação de espécies na Floresta Nacional.

“É gratificante acompanhar a dedicação dos pesquisadores nesse trabalho fundamental no processo de reflorestamento”, reforça. 

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima