04 Bromélia (Aechmea egleriana) (1)

MRN preza pela conservação de epífitas, plantas que vivem em árvores

Espécies de orquídeas e bromélias contribuem para o equilíbrio da natureza no Pará

A Mineração Rio do Norte (MRN) destaca o programa de resgate e reintrodução de epífitas na Floresta Nacional Saracá-Taquera, no Oeste paraense, onde mantém operações com mineração de bauxita. Desde 2008, o trabalho é coordenado por João Batista da Silva, pesquisador que se dedica há mais de 40 anos ao estudo da botânica.

Segundo o estudioso, essas plantas vivem em árvores e podem crescer do tronco até a copa, como as orquídeas e bromélias. Boas indicadoras de tempo e umidade, essas espécies viabilizam a sobrevivência de animais pequenos, como insetos, sinalizando o bom desenvolvimento do reflorestamento.

 As atividades de resgate ocorrem antes e após a etapa de supressão vegetal para a lavra mineral.

“A maior importância do nosso trabalho é repor à natureza parte do que foi retirado. Tratamos dessas plantas no epifitário, onde são identificadas, contadas, limpas e levadas de volta para serem repostas”, explica João Batista.

 Vladimir Moreira, diretor de Sustentabilidade da MRN, comenta que a iniciativa é importante para a conservação de espécies na Floresta Nacional.

“É gratificante acompanhar a dedicação dos pesquisadores nesse trabalho fundamental no processo de reflorestamento”, reforça. 

Veja também:

Covid-19: Alcoa transporta 200 cilindros de oxigênio para Juruti (PA) e região

Com o agravamento dos casos de Covid-19 no Pará, a Alcoa tem atuado para garantir a assistência médica para a população da região de Juruti, onde mantém uma operação com o minério de bauxita. Na terça-feira (26), a empresa realizou o transporte de 200 cilindros de oxigênio – adquiridos pelo Governo do Estado – tanto

ABAL anuncia mudança na presidência executiva

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) comunicou nesta terça-feira (26/01) que Milton Rego não ocupa mais o cargo de presidente-executivo da entidade. A decisão foi tomada em comum acordo com o Conselho Diretor. Segundo nota assinada pelo presidente do Conselho Diretor, Otavio Carvalheira, durante quase sete anos, Milton ajudou a consolidar a ABAL como porta-voz da indústria

Covid-19: MRN apoia instalação de rede de distribuição de oxigênio no Pará

Sensibilizada com o contexto da pandemia do novo coronavírus no Oeste do Pará, a Mineração Rio do Norte (MRN) anunciou o investimento de R$ 125 mil na obra para a instalação da rede de distribuição de oxigênio do Hospital de Oriximiná. O Objetivo é reforçar a infraestrutura para os atendimentos da região. Por solicitação da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima