04 Bromélia (Aechmea egleriana) (1)

MRN preza pela conservação de epífitas, plantas que vivem em árvores

Espécies de orquídeas e bromélias contribuem para o equilíbrio da natureza no Pará

A Mineração Rio do Norte (MRN) destaca o programa de resgate e reintrodução de epífitas na Floresta Nacional Saracá-Taquera, no Oeste paraense, onde mantém operações com mineração de bauxita. Desde 2008, o trabalho é coordenado por João Batista da Silva, pesquisador que se dedica há mais de 40 anos ao estudo da botânica.

Segundo o estudioso, essas plantas vivem em árvores e podem crescer do tronco até a copa, como as orquídeas e bromélias. Boas indicadoras de tempo e umidade, essas espécies viabilizam a sobrevivência de animais pequenos, como insetos, sinalizando o bom desenvolvimento do reflorestamento.

 As atividades de resgate ocorrem antes e após a etapa de supressão vegetal para a lavra mineral.

“A maior importância do nosso trabalho é repor à natureza parte do que foi retirado. Tratamos dessas plantas no epifitário, onde são identificadas, contadas, limpas e levadas de volta para serem repostas”, explica João Batista.

 Vladimir Moreira, diretor de Sustentabilidade da MRN, comenta que a iniciativa é importante para a conservação de espécies na Floresta Nacional.

“É gratificante acompanhar a dedicação dos pesquisadores nesse trabalho fundamental no processo de reflorestamento”, reforça. 

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima