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9º Congresso Internacional do Alumínio 2024: líderes globais reúnem-se para debater o futuro da indústria

Falta pouco para um dos eventos mais esperados do ano, quando estarão reunidos renomados profissionais para discutir tendências, inovações e desafios do setor do alumínio

No cenário da indústria global, o 9º Congresso Internacional do Alumínio, a ser realizado na próxima semana, nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo, destaca-se como um marco de relevância incontestável.

Promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), ele reunirá líderes, especialistas e profissionais do setor em um espaço crucial para a troca de conhecimentos, discussão de tendências e apresentação de inovações.

O evento contará com a participação de renomados profissionais tanto do Brasil como do exterior. Miles Prosser, secretário-geral do International Aluminium Institute (IAI), estará presente para um debate com Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL, abordando o cenário global da indústria do alumínio. Na pauta estão incluídas discussões sobre tendências de crescimento, políticas regulatórias e a promoção de minerais críticos e materiais estratégicos.

Além disso, o debate, que irá tratar do alumínio como aliado estratégico para a descarbonização e transição energética, contará com a participação de Fiona Salomon, CEO da Aluminium Stewardship Initiative, e Jelena Aleksić, do Fórum Econômico Mundial. Autoridades governamentais também marcarão presença, como Aloisio Lopes P. de Melo, diretor de Políticas de Mitigação, Adaptação e Instrumentos de Implementação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

No evento, Andrea Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC, participarão de um painel para discutir os desafios e as oportunidades da competitividade da indústria, além de abordar iniciativas voltadas para a redução do Custo Brasil.

Adalberto Maluf, secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, vai abordar a economia circular e discorrer sobre como alavancar os benefícios gerados pela reciclagem.

O encontro também terá a presença de diversos especialistas de empresas de destaque no setor, as quais irão focar em uma ampla gama de temas, como descarbonização, inovação e competitividade, tanto sob as perspectivas globais como as nacionais da indústria do alumínio.

“Juntos, somos…” 

O congresso procura proporcionar uma abordagem única na análise de temas relevantes para o setor. Por essa razão, para a edição deste ano, a ABAL adotou um novo conceito criativo e inovador que orientará o evento: “Juntos, somos…”. O encontro será organizado em torno de quatro eixos temáticos, todos alinhados a esse conceito de que “Juntos, somos…”:

Juntos, somos potência

Abordará questões de competitividade e tendências na indústria do alumínio.

Juntos, somos inovação

Explorando tecnologia, inovação e indústria 4.0, o congresso destacará as últimas tecnologias que estão transformando o cenário do alumínio.

Juntos, somos sustentabilidade

Com foco em descarbonização, economia circular e relações com a comunidade, discutirá como a indústria pode promover coletivamente a sustentabilidade para um futuro mais verde.

Juntos, somos transformação

Além das fronteiras técnicas, esse eixo abordará desenvolvimento humano, diversidade e inclusão, temas que moldam a próxima era da indústria do alumínio.

Patrocinadores 

O congresso conta com o patrocínio de empresas importantes para a indústria do alumínio no País, as quais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e avanço do setor. São elas: Achenbach, Alcast, Alcoa, Alumar, AMG Brasil, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Glencore, Hydro, Mineração Rio do Norte (MRN), Novelis, ReciclaBR, Rio Tinto e South 32.

Nesta reportagem, conversamos com representantes das empresas patrocinadoras para conhecer seus pontos de vista sobre a importância do congresso para a indústria, os objetivos de patrocinarem o evento, bem como suas contribuições para os debates e os principais temas que serão discutidos. Confira!

Fortalecimento no cenário nacional 

Luciano Alves, CEO da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), enfatiza o papel vital do congresso como um impulsionador do avanço tecnológico e das parcerias comerciais dentro do setor. Alves destaca que o evento não é apenas um fomentador da inovação, mas também um facilitador na consolidação das melhores práticas e na promoção do desenvolvimento sustentável da indústria em âmbito global.

“Por esse motivo, como única produtora de alumínio integrada no País, a CBA mantém uma sólida parceria com a ABAL e entende o patrocínio ao evento como forma de fortalecer a indústria brasileira do alumínio no cenário global, considerando sua posição estratégica para a produção sustentável e fomento, também, à reciclagem do metal”, afirma.

Durante a conferência, a CBA estará ativamente envolvida em painéis plenários, nos quais os executivos e porta-vozes da empresa discutirão a visão da CBA como produtora de alumínio de baixo carbono. Ainda serão abordados o potencial do metal para a descarbonização e transição energética, assim como a importância da reciclagem para a cadeia, visando a reduzir impactos ambientais e sociais no setor.

“A empresa também apresentará casos técnicos de sucesso, exemplificando seu compromisso com a excelência operacional, a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade corporativa. Esses exemplos ilustram as melhores práticas adotadas pela CBA e têm o potencial de inspirar e envolver outras organizações na busca de um mundo mais sustentável e próspero para a indústria do alumínio”, considera Alves.

Promoção da competitividade 

Anderson Baranov, vice-presidente de Relações Externas da Hydro na América do Sul, destaca o evento como uma plataforma para promover competitividade, inovação, sustentabilidade e integração na indústria do alumínio. Ele ressalta que temas como transição energética, circularidade de produtos e expansão das aplicações do alumínio em indústrias emergentes são cruciais para manter a importância do setor na economia nacional.

O patrocínio da Hydro ao evento reflete, inclusive, o seu compromisso de apoiar o diálogo e a troca de conhecimentos dentro da indústria, com foco especial na recuperação pós-Covid-19. A empresa compartilhará suas iniciativas bem-sucedidas em diversos painéis e apresentações técnicas. Serão expostos cerca de trinta trabalhos técnicos nas áreas de Indústria 4.0, Responsabilidade Social, Uso Eficiente de Recursos, Gestão Operacional, Transição Energética, Economia Circular, Minérios e Alumina.

“Vamos apresentar nossa experiência relacionada à mudança da matriz energética Hydro Alunorte, em especial a substituição do óleo BPF pelo gás natural. A Hydro Alunorte já é uma das refinarias mais eficientes no consumo de energia do mundo, figurando entre as 25% mais eficientes em baixa emissão e o objetivo é avançar ainda mais. Com um investimento aprovado de R$ 1,3 bilhão, a Hydro Alunorte será o primeiro consumidor de gás natural do Estado do Pará. O projeto de substituição do óleo pelo novo combustível nas operações da refinaria resultará na redução anual da emissão de 700 mil t de carbono”, informa Baranov.

A empresa tem como meta ambiciosa atingir a neutralidade de carbono até 2050, com investimentos consideráveis direcionados a projetos de redução de emissões. Além disso, a Hydro reforça seu compromisso de gerar impacto positivo nas comunidades em que está presente, evidenciando várias iniciativas socioambientais que beneficiam milhares de pessoas na região do Pará.

Inovação na indústria 

Segundo Gisele Salvador, diretora-financeira da Alcoa Brasil, participar de um evento de tal magnitude proporciona uma oportunidade ímpar para apresentar casos de sucesso, discutir tendências e desafios e explorar oportunidades que impulsionem o crescimento e a inovação na indústria do alumínio.

“Por esse motivo, patrocinar o evento mais relevante do setor de alumínio da América Latina é uma oportunidade de amplificar a importância e a essencialidade do metal em nosso dia a dia, apresentar possibilidades de investimentos em inovação e economia circular e forte agenda ESG com uma atuação mais responsável no desenvolvimento social, priorizando, principalmente, a preservação da biodiversidade”, pontua.

O tema neoindustrialização, que será discutido no congresso, por exemplo, terá na sua visão uma abordagem de renovação e fortalecimento para a indústria brasileira.

“A Alcoa desempenha um papel essencial na neoindustrialização do Brasil ao investir em excelência operacional para a fabricação de produtos com menor emissão de CO2, gerando emprego e renda nas regiões em que atua, principalmente no Norte e Nordeste do País. Por isso, temos muito a contribuir nos debates, principalmente porque, cada vez mais, as nossas plantas industriais trabalham com energia limpa, reduzindo as emissões de carbono. Além disso, investimos constantemente em um modelo de mineração com responsabilidade para oferecer ao mercado produtos cada vez mais verdes”, declara Gisele.

A empresa levará ao congresso apresentações técnicas sobre meio ambiente e eficiência de recursos, com destaque para o seu case referente ao aumento da reciclagem de sucata de alumínio na unidade de Poços de Caldas (MG). E estará presente em painéis que abordarão inovações no tratamento de rejeitos da mineração, conservação da biodiversidade em áreas mineradas e importância da diversidade na formação de talentos da indústria.

Mineração sustentável 

Por falar em mineração, além de representar uma oportunidade única para a indústria debater temas fundamentais, como transição energética de baixo carbono, inovação tecnológica e expansão do uso do alumínio em diversas indústrias, o 9º Congresso destacará a importância de avaliar toda a cadeia produtiva da mineração, com especial atenção para a promoção da sustentabilidade.

“É por esse motivo que, como patrocinadora do evento, a Mineração Rio do Norte (MRN) espera se posicionar como um importante player no setor de mineração no congresso, sobretudo por estarmos localizados na Amazônia e sermos uma referência em práticas sustentáveis, como nosso reflorestamento feito exclusivamente com espécies nativas”, diz Vladimir Senra Moreira, diretor de Sustentabilidade e Jurídico da MRN.

De acordo com Moreira, a MRN vai compartilhar suas experiências bem-sucedidas com a mineração sustentável, responsabilidade social corporativa e inovação tecnológica. Participará de debates sobre mineração responsável e sucesso corporativo conectado ao progresso social. Serão expostas iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades e ações que fortalecem os laços da empresa com as regiões em que atua.

Entre as importantes iniciativas, Moreira destaca o Banco de Germoplasma, que concentra castanheiras plantadas com sementes colhidas em árvores-matrizes em toda a Amazônia; as atividades do Epifitário, que possibilitaram a catalogação de quinze novas espécies, contribuindo para a ampliação do conhecimento científico; além de diversos projetos que conciliam a geração de renda com a preservação ambiental protagonizados pelas comunidades vizinhas.

Unindo forças 

Fortalecer a presença da empresa no mercado, demonstrar compromisso com a excelência e estabelecer parcerias estratégicas são os objetivos da Alcast como patrocinadora do evento.

Razão pela qual, inclusive, a companhia contribuirá para discussões e debates construtivos durante o congresso, compartilhando expertise e visão sobre os desafios e as oportunidades enfrentados pela indústria do alumínio.

“Nosso objetivo é fomentar um ambiente colaborativo e promover a troca de ideias que impulsionem o avanço do mercado de alumínio no Brasil, assim como buscar a união de forças de toda a cadeia do alumínio para melhorias na questão tributária para fortalecimento da indústria nacional”, declara Jocemar Junior Cecchin, diretor da Unidade de Negócios Laminados de Alumínio da Alcast.

Entre os principais temas que a empresa espera tratar e acompanhar no evento estão a sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio, a inovação em processos e produtos, a digitalização da indústria e as tendências de mercado globais. Cecchin ressalta que a Alcast está atenta às demandas do mercado e preparada para adaptar suas estratégias conforme necessário.

Pela primeira vez 

Essa é a primeira vez que a South America 32 (South32), empresa de mineração e metais globalmente diversificada, patrocina o congresso. A organização é acionista da MRN e consorciada da Alumar. O patrocínio ao evento reflete o envolvimento e compromisso da South32 com a indústria, especialmente considerando os investimentos realizados nos últimos dois anos na MRN e na Alumar.

“A indústria brasileira do alumínio é um dos principais agentes que contribuem para a transição energética mundial. Sempre que houver ocasiões para os líderes do setor se reunirem e discutirem os desafios e as oportunidades da indústria, será de grande valia. Trabalhando juntos e trocando ideias, encontraremos melhores soluções para as questões atuais relacionadas aos minerais e metais críticos do futuro”, aponta Christian Costa, vice-presidente Brazil Alumina da companhia.

Por esse motivo, durante o evento, a empresa pretende concentrar-se nos temas de sustentabilidade e transformação. Isso porque é essencial operar de forma responsável e estar atenta às preocupações das comunidades locais e das partes interessadas, garantindo que sejam devidamente consideradas e endereçadas.

Fortalecendo parcerias 

Uma das maiores empresas de reciclagem de alumínio do Brasil, o Grupo ReciclaBR, também estará presente no congresso como patrocinadora e para manter-se atualizada e preparada para enfrentar os desafios do mercado, garantindo competitividade e excelência nos produtos e serviços oferecidos.

Segundo Fábio Mazzini, CEO da empresa, essa também é uma oportunidade para estabelecer novas parcerias e expandir a rede de contatos. O CEO destaca ainda que as principais expectativas com o congresso incluem fortalecer a presença da marca no mercado e gerar oportunidades de negócios e networking, além de contribuir para o desenvolvimento e a disseminação de conhecimento sobre a indústria.

“O Grupo ReciclaBR está comprometido em levar insights e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela indústria do alumínio. Pretendemos contribuir com as discussões do congresso compartilhando nossa experiência e conhecimento a fim de promover um diálogo construtivo e colaborativo entre os participantes. Estamos ansiosos para colaborar com outros líderes do setor e, juntos, impulsionar o avanço da indústria do alumínio”, reforça Mazzini.

Inscreva-se! 

As inscrições ainda estão abertas. Não perca a oportunidade de participar dessa transformação e contribuir para um futuro mais sustentável. Inscreva-se aqui!

Foto: Divulgação ABAL

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