A Termomecanica anunciou a inauguração da “TM Soluções”, uma nova unidade em São Bernardo do Campo (SP), com previsão de abertura ainda para o primeiro semestre de 2025. A iniciativa auxiliará tanto pessoas físicas como jurídicas, ofertando uma variedade de produtos semielaborados.
O intuito é atender, prioritariamente, os setores de refrigeração, usinagem, instalações em geral, construção civil, mecânica, metalurgia e acessórios, além de distribuidores. A unidade está localizada na Avenida Caminho do Mar, 2.795, com acesso pela Rua Raposo Tavares, 65.
Em entrevista exclusiva ao portal Revista Alumínio, Felipe Guerini, gerente-comercial da Termomecanica, compartilha as expectativas da empresa para as vendas e o impacto econômico e social que a recém-inaugurada unidade trará para o mercado. Acompanhe a seguir os detalhes dessa conversa.
Qual a expectativa da Termomecanica em relação ao volume de vendas e ao crescimento da participação no mercado com a nova unidade?
Felipe Guerini – A expectativa com a nova unidade “TM Soluções” é ampliar significativamente o alcance da Termomecanica no mercado B2C, atendendo tanto pessoas físicas como jurídicas. Próxima às três fábricas da empresa, o objetivo é facilitar o acesso aos nossos produtos e impulsionar as vendas em uma região com grande potencial de consumo. A Termomecanica acredita que essa movimentação contribuirá para o crescimento da sua participação no mercado nacional e da presença regional, tornando o atendimento mais próximo ao cliente final.
Como a empresa planeja atrair e fidelizar esse novo público?
FG – Para atrair e fidelizar o público B2C, a Termomecanica estruturou a nova unidade com o foco em agilidade e proximidade ao cliente. Um fator-chave é a localização estratégica em São Bernardo do Campo, que facilitará o acesso de clientes da capital, do ABC Paulista, da Baixada, do interior de São Paulo e de outros Estados também. Além disso, pensando em praticidade e atendimento, estamos localizados em uma área de fácil acesso, otimizando a logística, um diferencial importante para o público B2C, que valoriza agilidade e acessibilidade.
Quais os principais diferenciais da “TM Soluções” em relação aos concorrentes?
FG – Estar estrategicamente perto das três fábricas da Termomecanica, principalmente da usina, vai muito além de uma simples localização para a “TM Soluções”. Essa proximidade representa uma vantagem estratégica significativa, impulsionando tanto a eficiência operacional como a qualidade do atendimento que a distinguem dos concorrentes no fornecimento de produtos semielaborados. Além disso, os clientes podem contar com a disponibilidade de produtos para pronta entrega, um diferencial importante.
Quais serão os produtos oferecidos na nova unidade?
FG – Inicialmente, a nova unidade focará em vergalhão, bronze, tubos de cobre e latão, além de acessórios. Em uma segunda etapa, o portfólio será ampliado para incluir laminados de cobre e latão, barramentos, tubos de alumínio e outros produtos relacionados. A Termomecanica tem grandes expectativas em relação à linha de produtos de alumínio na nova unidade.
Quais os principais setores que a Termomecanica pretende atingir com a nova unidade e posteriormente com a comercialização de tubos e barramentos de alumínio?
FG – Os segmentos de refrigeração, usinagem, instalações em geral, construção civil, mecânica e metalurgia e acessórios, além de distribuidores de modo geral. Posteriormente, com a inclusão de tubos e barramentos de alumínio, ampliará sua atuação para atender também segmentos que buscam soluções integradas e de maior leveza e resistência. Essa diversificação permite oferecer um portfólio flexível, apto a responder às variadas demandas do mercado nacional.
Como a empresa pretende garantir a qualidade e a confiabilidade dos produtos oferecidos?
FG – A Termomecanica manterá os padrões de qualidade e confiabilidade que já a consagraram no mercado B2B. A proximidade com as fábricas sugere um controle de qualidade integrado ao processo produtivo, garantindo que os produtos oferecidos na “TM Soluções” para o público B2C sigam os mesmos rigorosos padrões.
Quais os impactos econômicos e sociais esperados para a Região do ABC Paulista com a inauguração da nova unidade?
FG – A inauguração da nova unidade traz uma série de impactos positivos para a Região do Grande ABC, estimulando o comércio local e gerando impactos econômicos e sociais. Com localização estratégica que facilita o acesso às principais vias, a unidade atrai um fluxo maior de clientes, promovendo parcerias e novos investimentos. Esses fatores contribuem para o aprimoramento da infraestrutura local, incentivando a inovação e trazendo resultados duradouros para o desenvolvimento econômico da região.
Fotos: Divulgação Termomecanica